Associação de Guias de Turismo denuncia obras no ICHS – UFOP
Publicada 21 de Maio de 2010 - 18:09
A Associação de Guias de Turismo do Brasil – Sub-Seção Mariana/MG (AGTURB-Mariana) denunciou ao Dr. Antônio Carlos de Oliveira, Promotor de Justiça, as obras de ampliação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), em Mariana.
De acordo com Geraldo Magela, diretor de relações públicas da AGTURB-Mariana, “o Seminário Menor é um prédio do início da colonização do estado, tombado pelo Patrimônio Histórico, não só a estrutura física como seu entorno”.
Magela afirma que “tal obra provoca uma descaracterização ao Patrimônio Histórico de Mariana, mas a Universidade Federal de Ouro Preto não tem a consciência da importância daquele local para a comunidade marianense. As pessoas que vão ao ICHS percebem um contraste do moderno com o colonial”.
Ainda segundo o diretor, “em conversa informal com a senhora Laura (IPHAN), ela afirmou que ainda não há a liberação necessária, mas as obras continuam e já estão em estado bastante avançado”. Magela acusou o IPHAN de estar fazendo “vista grossa” àquelas obras, pois “mesmo sem liberação, não há qualquer tipo de embargo ou ação por parte do órgão”. Ele afirma “não acreditar mais no instituto que se tornou muito mais político que de fiscalização”.
Até o fechamento desta edição, tanto a Universidade Federal de Ouro Preto quanto o IPHAN, não enviaram as respostas necessárias.