O Dia Mundial da Saúde (07/04) chama atenção para a importância da prevenção das principais doenças que atingem a população, além de atentar para a importância de adotar um estilo de vida mais saudável. Doenças como a obesidade, pressão alta, diabetes e problemas cardíacos poderiam ser diagnosticados mais precocemente ou até evitados caso a prevenção fosse mais efetiva.
Na maioria das vezes, devido a rotina corrida, falta de tempo ou simplesmente disposição, a saúde acaba sendo colocada em segundo plano. Gerando preocupação apenas quando aparece alguma dor ou doença. Manter hábitos de vida mais saudáveis são alternativas que contribuem para a prevenção e diagnóstico precoce de doenças.
É válido ressaltar que impedir a disseminação das doenças não se limita apenas a programas de educação e prevenção, depende também da existência e eficácia do tratamento de esgoto, na oferta de água potável para as comunidades carentes, na infraestrutura do sistema de saúde disponibilizado pelo Estado. Além disso, alguns hábitos e atitudes podem melhorar a qualidade de vida e consequentemente auxiliar na prevenção, entre eles ter uma alimentação saudável; praticar atividades físicas; manter hidratado; higienizar as mãos; evitar o contato ou aglomeração com pessoas doentes; cuide da sua saúde: faça os exames periódicos; evite cigarro e álcool; não se medique: o uso de medicamentos sem prescrição médica pode resultar em intoxicação.