De acordo com dados dos institutos responsáveis pela fabricação de vacinas a campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 deve receber em abril ao menos 27 milhões de doses da CoronaVac e da vacina de Oxford.
A previsão considera apenas o que pode ser entregue com matéria-prima que já foi importada, ou seja, a entrega dessas doses não depende da chegada de novos lotes do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA).⠀
A produção da Fiocruz sofreu atrasos que começaram com problemas na importação do IFA. Eram aguardados ainda em janeiro insumos suficientes para 15 milhões de doses, como disse o então ministro Eduardo Pazuello. Ele explicou que, como compensação pelo atraso, a AstraZeneca se comprometeu a entregar 12 milhões de doses prontas. Mas os atraso continuaram em fevereiro, travando a utilização da fábrica que é capaz de produzir até 1,4 milhão de vacinas por dia e impedindo as primeiras entregas previstas já para a segunda semana daquele mês. Além disso, em março, o Instituto Serum, da Índia, que fornece o insumo, também notificou o atraso no envio das doses prontas. Das 12 milhões aguardadas, apenas 4 milhões de doses prontas foram entregues.⠀
Aqui em Minas Gerais o governador, Romeu Zema, anunciou que o novo lote será enviado pelo Ministério da Saúde nos próximos dez dias. As 1.441.200 doses de imunizantes permitirá que mais uma etapa seja avançada na imunização no Estado. "Estamos prontos para dar mais um passo na maior operação de vacinação da história de Minas", escreveu o chefe do executivo estadual em uma rede social.
Com a chegada de mais vacinas, o Estado contará com 3.645.330 doses para aplicação nos grupos de risco. Até o momento, o Ministério da Saúde definiu que as vacinas devem ser direcionadas para as pessoas de 70 a 74 anos e mais trabalhadores de saúde. Os quilombolas e população ribeirinha também estão contemplados entre os prioritários.
Todos os imunizantes serão encaminhados às 28 Unidades Regionais de Saúde (URSs) do Estado, e, posteriormente, chegarão aos municípios, que são responsáveis pela aplicação das vacinas.
Em Minas, 1.138.136 pessoas já receberam a primeira dose contra a Covid-19. Em relação à segunda dose, 443.528 já foram vacinadas, segundo dados do Painel Vacinômetro.