A Prefeitura de Mariana através da Secretaria de Saúde ampliou os leitos da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do Hospital Monsenhor Horta, passando de três para dez leitos, eles serão destinados exclusivamente a pacientes contaminados pelo coronavírus, em estados mais críticos.
Além da ampliação, foram adquiridos equipamentos médicos como respiradores, monitores, desfibriladores, bombas de infusão e outros aparelhos que vão auxiliar a equipe médica assistencial e de fisioterapia nos tratamentos dos enfermos.
Foi reservado também um espaço destinado especificamente para o tratamento de diálise. Em função das complicações resultantes da Covid-19, muitos pacientes estão evoluindo para a hemodiálise, necessitando dessa forma, de um tratamento adequado.
A Prefeitura realizou também a ampliação dos leitos de internação da Covid-19, no setor de Fisioterapia do Pronto Atendimento Dr. Elias Salim Mansur, passando de quinze para vinte leitos. Além de instalarem no setor de Odontologia do Complexo do Pronto Atendimento, nove leitos de observação adulto Covid-19 e dois leitos de observação pediátrica.
O médico João Paulo Cardoso, comenta sobre essas iniciativas realizadas pela prefeitura. “Estamos passando por um momento difícil com o aumento de casos graves de Covid-19, por isso surgiu a necessidade de adequar o nosso espaço e em parceria com a Prefeitura de Mariana, poderemos ofertar o melhor tratamento para os pacientes”.
Prefeito Juliano Duarte afirma a importância dessa ação para estabilizar os pacientes e salvar vidas. “Permaneceremos na busca por ainda mais melhorias. Reforço que o poder público vem fazendo a sua parte e contamos com o apoio de toda a população no cumprimento de todas as medidas de segurança para que consigamos sair desse quadro da melhor maneira possível”, finaliza Juliano Duarte.