Diante do cenário preocupante a Secretaria de Saúde de Mariana e o Comitê Gestor emitiram uma nota sobre a situação de alerta para a Covid-19 no município.
Uma situação de alerta citada foi o recebimento de três resultados de exame RT-PCR enviado pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED), onde foi detectada, após sequenciamento genético, a variante da linhagem P2. Essa mutação é considerada preocupante devido a rapidez na transmissão.
As projeções do cenário para os próximos dias não são favoráveis é ainda mais necessário que cada cidadão faça sua parte cumprindo as medidas sanitárias de prevenção e segurança.
Devido ao aumento de números de casos positivos para Covid-19 e a alta taxa de ocupação de leitos na unidade de Pronto Atendimento, bem como os leitos de UTI Covid-19 da Santa Casa de Misericórdia estarem todos ocupados, e ainda com pacientes na fila de espera, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde informou que realizou mudanças na logística de atendimento da Covid-19 no município, como a ampliação de seis leitos de internação Covid-19, passando de quinze, para vinte e um, que vão estar localizados no setor de Fisioterapia, no Complexo do Pronto Atendimento.
Além disso, houve também a instalação de nove leitos de observação adulto Covid-19 e dois leitos de observação pediátrica, que estão localizados no setor de Odontologia, no Complexo do Pronto Atendimento.
Devido a mudança dos leitos para o setor de Odontologia os atendimentos odontológicos da unidade central foram descentralizados para outras locais. O Consultório da APAE atenderá as urgências para crianças menores de 8 anos e o consultório da Figueira, PSF do bairro Santo Antônio e Cabanas receberão os atendimentos de urgência para a população em geral. Em todos os locais, os horários de atendimento acontecerão de 7h30 às 11h30 e de 13h às 17h. A orientação é realizar a procura de acordo com a proximidade e região e somente em casos de extrema urgência.
De acordo com o prefeito Juliano Duarte, serão investidos R$600 mil para implantação de 10 leitos de UCI pra o COVID exclusivo no Hospital Monsenhor Horta. O processo de compras dos equipamentos já foi realizado e chegaram essa semana. Além de todos os equipamentos, respiradores, monitores e bombas de infusão, serão contratados profissionais para os leitos de UCI que serão implantados.
A prefeitura reforça que o município apresenta o pior quadro desde o início da pandemia e que estão vigentes decretos com medidas mais restritivas.