A reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, participou na última quarta-feira, 17 de março, do webinário “Estratégias para vacinar todos e já”. O encontro foi organizado pela Academia Nacional de Medicina (ANM), pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), pela Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB) e pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em conjunto com representantes de outras universidades, parlamentares e empresários.
O encontro, virtual, aconteceu às 17h, com transmissão ao vivo. O objetivo do evento foi buscar e propor estratégias para mais vacinas, por meio do levantamento dos gargalos atualmente enfrentados, de possíveis soluções conjuntas para a aquisição e vacinação imediata em massa no Brasil, baseadas em estudos e evidências científicas.
Nessa conferência para obtenção de vacinas, participam reitores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da UFMG; representantes da Frente Nacional de Prefeitos e da Frente Parlamentar Mista de Medicina; da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid da Câmara dos Deputados; da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia; representantes da Academia Nacional de Medicina; da Academia Brasileira de Ciências; e da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, além do empresariado brasileiro, representado por Luiza Helena Trajano e o movimento Unidos pela Vacina.
Segundo a reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, “o momento é de extrema gravidade e a articulação conjunta entre os diferentes setores da sociedade, as universidades e o empresariado pode contribuir para o seu enfrentamento”. Nesse sentido, o evento marca a união de muitos brasileiros, entidades, instituições nas esferas pública e privada, gestores e parlamentares empenhando-se para apoiar e ajudar os governantes, em todas as esferas e independentemente de partidos, para a aquisição de vacinas para toda população brasileira. Esse movimento aspira que as decisões possam ser estratégicas e embasadas em evidências científicas, a partir de reflexões e estudos realizados pelos cientistas e instituições de pesquisa.