O cidadão marianense, Gabriel Marciano postou em suas redes sociais um vídeo nesta semana, onde mostrava uma cidadã, também moradora de Mariana, que possui necessidades especiais impossibilitada de utilizar o transporte público devido os ônibus que circulam pela cidades estarem com os elevadores inutilizados. Elizama, é moradora do bairro Cabanas e é cadeirante. A cidadã em seu comentário diz esperar que a situação se resolva. “Situação difícil, mas espero que possam fazer manutenção, sempre que precisar para não acontecer esse tipo de coisas, pois queremos sair para resolver as coisas cedo para chegar em casa mais cedo também, na verdade acaba atrasando”.
Nossa redação entrou em contato com os vereadores do bairro Cabanas para um posicionamento sobre o fato. O vereador Manoel Douglas Soares Oliveira (Preto das Cabanas), esclareceu “Esclarecendo sobre as críticas feitas pelo Gabriel, primeiramente eu não tinha ciência que estava ocorrendo esse problema com a acessibilidade com a Transcotta e quero deixar bem claro que estarei a disposição de todos sempre. Então, no momento em que ele me informar e eu não tiver nenhuma atitude aí sim seria cabível sofrer as críticas. Não sou muito adepto ao sensacionalismo, prefiro ter atitudes para resolver de fato a situação, acionando onde tem que acionar e cobrando da empresa providências de forma documentada, já que nada se resolve só criticando a empresa, mas sim tomando as providências cabíveis para depois cobrar um retorno! Até acho que muita coisa não se resolve em Mariana por causa disso, pois tem muitos para criticar e poucos para fazer de fato! Porém, tenho a certeza que estou no grupo dos que querem fazer, não quer dizer que sou melhor que ninguém e que não erro, mas sim que até quando eu errar, será tentando ajudar a melhorar a vida dos Marianenses. Uma coisa que ainda não entendi é o porque dos ataques uma vez que, sempre tive bom relacionamento com Gabriel e não tenho nada contra a pessoa dele. Inclusive estávamos no mesmo grupo político que apoiou o Celso Cota, e sempre foi notório que ele atacava o governo atual, porém agora após ser contratado pelo governo que tanto bateu, de repente ficou tudo bem! Até ouvi de vereador da base do governo que isso foi para "calar a boca" do mesmo já que sempre atacou o governo. Então não sei se é a mandado de alguém, mas está sobrando até pra mim que quer ver melhorias em nossa cidade! Uma coisa que levo comigo é que pra querer subir ou crescer na vida não precisamos passar por cima de ninguém, ele que bateu tanto no governo já era pra ter aprendido isso, pois viu que isso não dá voto e nem credibilidade! Estou a disposição dele caso queira fazer um trabalho sério para ajudar nossa comunidade e nossa cidade” finalizou.
Sobre o fato ocorrido o vereador Maurício Antônio Borges Andrade e Silvas (Maurício da Saúde) explicou que irá fazer requerimento à empresa solicitando providências. “Farei requerimento pela comissão ‘Assistência Social’ convocando a empresa Transcota em reunião vídeo conferência para se posicionar quanto a esse ocorrido. Importante a participação do denunciante Gabriel e da Elizama, e até mesmo da Associação dos Deficientes”.
O edil Gilberto Mateus Pereira, conhecido como Tikim Mateus disse, “vou fazer indicação ‘Mais respeito com os usuários’ e principalmente às pessoas que tenham dificuldade de locomoção. A Transccota vem pecando muito com os usuários dos transportes coletivos há anos”.
Após questionamentos feitos pelo Jornal Ponto Final, os vereadores Tikim Mateus e Maurício da Saúde estiveram na Transcota onde informaram que o ônibus que estava com o elevador quebrado já havia sido consertado.