Após reunião ordinária da última segunda-feira (8), o município marianense irá ingressar no Consórcio Público Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (ICISMEP). Com o objetivo de reforçar o enfrentamento e combate a Covid-19 e fortalecer o atendimento dos usuários do sistema de Saúde de Mariana, os vereadores aprovaram projeto, por unanimidade.
Depois de esclarecer algumas dúvidas, o vereador Marcelo Macedo, destacou a necessidade de autorizar a entrada de Mariana neste consórcio. “A gente sabe muito bem o que está acontecendo em nossa cidade, no país e no mundo devido essa pandemia. E segundo o próprio secretário de Saúde, no município há falta de médico em várias especialidades”, frisou Macedo.
Quem também destacou a importância do novo consórcio para Mariana foi o vereador Ediraldo Ramos. O parlamentar explicou que o município vai contar com mais agilidade na contratação dos profissionais de Saúde, evitando que muitos pacientes fiquem aguardando por dias um atendimento médico. “Não podemos deixar nossos cidadãos esperando por um atendimento de qualidade na Saúde”, ressaltou o vereador.
O Consórcio Público Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (ICISMEP) é uma associação pública de municípios que tem o objetivo de desenvolver, em conjunto, ações e serviços que venham a complementar a assistência à saúde da população. Atualmente, a instituição é composta por 50 municípios da região e realiza cerca de 300 mil atendimentos e oito mil cirurgias anualmente. Todas essas operações são ofertadas com verba do SUS e repasses mensais das prefeituras consorciadas.