Como parte das comemorações do Dia Internacional da Matemática, data celebrada em todo o mundo em 14 de março, o projeto International Day of Mathematics, da União Internacional de Matemática (IMU) organizou um desafio de cartazes. Dentre as 2100 criações enviadas, uma submissão do Museu da Matemática UFMG foi destacada como uma das melhores do evento e exposta no site oficial.
A proposta da IMU incentivou os participantes a criarem cartazes que demonstrassem a força da matemática como uma linguagem universal. Além disso, as imagens deveriam comunicar uma ideia de como tornar o mundo um lugar um pouco melhor. Com esse objetivo, David Felipe Brochero Giraldo, integrante da equipe do Museu da Matemática UFMG e aluno do Curso de Engenharia Elétrica, elaboraram uma criação que retrata apenas com imagens o comportamento de coletivo.
Também chamado de comportamento de enxame, o aspecto trabalhado pelo aluno é exibido por diversas espécies de animais sociais. Esse comportamento corresponde ao movimento de um conjunto de entidades que seguem um conjunto simples de regras. Da perspectiva matemática, esse tipo de fenômeno é chamado de comportamento emergente, pois surge pela interação dos indivíduos, sem coordenação central. O modelo pode ser utilizado em áreas como robótica e optimização, devido às suas propriedades de auto-organização.
De 9 a 12 de março, o Museu da Matemática UFMG realiza seu próprio evento para comemorar o Dia Internacional da Matemática. A celebração acontece por meio de um encontro virtual seguindo o tema da comemoração deste ano, A Matemática para um mundo melhor. O principal objetivo do evento é mostrar o papel essencial que a matemática desempenha em diversos campos do saber, como a educação, a arte, os jogos e os avanços científicos e tecnológicos.