Na última segunda-feira (22), a Prefeitura de Mariana interviu em diversos pontos da cidade e dos distritos para minimizar os efeitos causados pelas fortes chuvas do fim de semana. As ações iniciaram ainda na madrugada do dia 22 e envolveu mais de 150 servidores. De acordo com a Defesa Civil, dos 71 chamados recebidos pelo setor, nenhuma ocorrência grave foi registrada.
As famílias que ficaram desabrigadas já foram devidamente realocadas e estão em segurança. A Secretaria de Desenvolvimento Social realizou o levantamento dos bens que foram perdidos devido à chuva e se reuniu com cerca de 181 pessoas que estão recebendo assistência. Dessas, 78 são do CRAS Distrito, 47 pessoas do CRAS Colina e 56 atendidos no CRAS Bairros. “A equipe de técnicos da Secretaria está oferecendo total suporte às famílias atingidas”.
Em todos os locais foram disponibilizados maquinários, pessoal e caminhões pipas para ajudar na limpeza. Com uma equipe com mais de 70 pessoas, foram realizadas a remoção da lama e entulho na Travessa Monsenhor Rafael Coelho, Rua Vicente de Paula Saldanha e também na praça. O bairro São Cristóvão passou por limpezas nas vias e também no córrego. Já no bairro Rosário, houveram pontos de deslizamentos que receberam o suporte imediato da Secretaria de Estradas Vicinais.
Todos os pontos, incluindo Passagem de Mariana e distritos da cidade, receberam a visita da Defesa Civil e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania para fazer vistorias e levantamentos acerca dos danos causados.
A Defesa Civil recomenda que, em caso de tempestades com ventos fortes e raios, as pessoas busquem locais seguros, longe de árvores, placas e postes de energia. Também devem ficar distantes de janelas, bem como desligar os aparelhos eletrônicos.
Em caso de qualquer ocorrência, ligue para 199 ou 153 e procure um lugar seguro.