No último dia 22, a estudante de Jornalismo Cíntia Soares recebeu em sua casa o jornalista, Marcelo Lages. Marcelo é repórter da Globo Minas em Belo Horizonte e atua em reportagens factuais e entradas diárias ao vivo no MG1. Reconhecido por sua dinâmica e desenvoltura em reportagens ao vivo, o trabalho de Marcelo chamou a atenção da estudante.
Cintia Soares é estudante do quarto período de jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e atua na área, como estagiária, na Prefeitura de Mariana. A estudante possui paralisia cerebral motora leve não progressiva caracterizada por alterações neurológicas permanentes que comprometem o desenvolvimento motor, causando limitações nas atividades cotidianas.
Conhecida por sua simpatia e a maneira positiva pela qual encara a vida, em uma conversa muito divertida nos contou como foi esse encontro com o jornalista “A primeira vez que eu o vi por vídeo chamada foi no dia 10 de setembro no meet, mas meu contato com ele aconteceu no dia 13 de agosto de 2020 porque eu acompanho o MG1 e em 2020 ele fez a cobertura do carnaval, e observando a forma dele fazer jornalismo admirei muito o trabalho dele. Aí eu decidi procura-lo no instagram e vi que ele é uma pessoa muito participativa, então eu resolvi mandar uma mensagem dizendo a minha admiração por ele, e ele me respondeu muito educado e disse que era uma honra saber que uma estudante se espelhava nele”.
Mais tarde em umas das atividades propostas pela faculdade, Cíntia se lembrou do repórter e fez novamente contato para, dessa vez fazê-lo um convite, conceder uma entrevista a estudante, “eu comecei a fazer o período emergencial na UFOP e eu fiz uma disciplina que é ‘Tópicos Especiais em Redação Jornalísticas’, e nessa matéria a gente tinha que produzir uma reportagem e eu pensei, porque não fazer uma matéria sobre jornalismo em tempos de pandemia?! Eu queria muito entrevistar um repórter da grande mídia até pelo fato de acompanhar o jornal e perceber que ele tinha mudado e foi aí que entrei em contato novamente com o Marcelo que prontamente se disponibilizou e já foi me ajudando e dando dicas muito valiosas” explicou.
O encontro veio após um podcast gravado por Cíntia, que ao ser ouvido pelo repórter teve como resposta que havia chegado o momento deles se conhecerem pessoalmente “eu gravei uma entrevista para um podcast da universidade e aí eu fiz uma menção ao Marcelo e ao MG1. Falei dos conselhos que ele sempre me dá que é nunca ter pressa, nunca passar os carros na frente dos bois, e eu enviei pra ele esse podcast e disse que tinha contado um pouco da minha história e gostaria que ele ouvisse. E então ele ouviu e disse que havia chegado a hora da gente se conhecer e que ele viria à Mariana. Eu fiquei muito feliz e emocionada de encontrar a pessoa que é inspiração pra eu fazer o meu trabalho” contou.
Marcelo esteve na cidade na última segunda-feira (22) e a jornalista o descreve com carinho como uma pessoa humana e de bom coração, “na segunda-feira ele veio, e foi muito legal porque eu sabia que ele era uma pessoa bacana e solícita. Mas poder ver o Marcelo pessoalmente, o cara educado, parceiro e que desde sempre nunca me viu com uma pessoa menor e nunca se colocou superior a mim, foi uma sensação muito boa. Nós tivemos uma troca legal, quero retribuir a visita dele em breve, espero que as pessoas acompanhem ele, tanto na vida pessoal quanto no trabalho, sou muito grata por ter tido a oportunidade de ter conhecido ele, uma pessoa extremamente humana, solícita e de bom coração, foi fantástico” finalizou.