O 52º Batalhão de Polícia Militar (52º BPM), o “Sentinela da Região dos Inconfidentes”, recebeu reforços da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais para, junto a seu efetivo policial, trabalhar no combate à aglomerações que pudessem vir a se formar devido ao período que seria do Carnaval 2021. O Policiamento especial foi lançado nos centros históricos, entradas das cidades, distritos, parques e cachoeiras, bem como em locais onde foram detectadas possibilidades de se formarem aglomerações em Ouro Preto, Mariana, Itabirito e Diogo de Vasconcelos.
O Comandante do 52º Batalhão, Tenente-Coronel PM Joilson Fernandes Bittencourt, ressaltou a importância da conscientização das pessoas em não realizar festas e não promoverem aglomerações, devido à pandemia da Covid-19. “Como se sabe, as UTIs da região estão com capacidade esgotada e o momento é de evitar aglomerações, com o objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus.” A Polícia Militar, seguindo as diretrizes do Governo do
Estado, e em consonância com decretos municipais e recomendações do Ministério Público, desenvolveu um trabalho em conjunto com a Guarda Municipal e órgãos de fiscalização das prefeituras, uma vez que qualquer evento público ou privado está proibido. “foram desenvolvidas operações preventivas e repressivas na região, com o intuito de evitar aglomerações e garantir o poder de polícia dos órgãos municipais na fiscalização, os quais puderam aplicar multas, fechar estabelecimentos e suspender ou caçar alvarás de funcionamento”, explicou o Tenente-Coronel.