A secretaria de saúde de Mariana, iniciou no último dia 16, uma nova etapa de vacinação contra a COVID-19, exclusivamente para idosos acima de 90 anos. As doses são disponibilizadas de acordo com a deliberação CIB-SUS/MG nº 3.319 de 09 de fevereiro de 2021, que aprova a distribuição das vacinas aos municípios para imunização dos grupos prioritários contra COVID-19 no Estado de Minas Gerais, de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações.
Nossa equipe de reportagem esteve no local de vacinação do Barro Preto onde esteve presente dona Argentina Gonçalves que completa 93 anos esta semana. Acompanhante da idosa, sua filha Marlene Gonçalves, descreveu o momento “é uma emoção muito grande poder realizar uma ponta de esperança para humanidade através dessa primeira dose, nossos idosos são muito frágeis e poder imuniza-los traz conforto e alívio. Não houve espera, fomos atendidas imediatamente e ela nem precisou sair do carro, conferimos a dose e filmamos a aplicação por precaução porque vemos muitas coisas pela televisão, mas aqui foi tudo certo e estamos muito satisfeitas” afirmou Marlene.
A imunização ocorrerá até o dia 19 de fevereiro, de 08h às 15h, conforme a logística descrita abaixo:
Distritos
Idosos acima de 90 anos, residentes nos distritos e nos subdistritos receberão as doses em domicílio e, são eles: Padre Viegas; Bandeirantes; Vargem; Cachoeira do Brumado; Furquim; Águas Claras; Monsenhor Horta e Santa Rita Durão.
Sede – acompanhados por UBS
Os idosos acima de 90 anos, assistidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) receberão as doses em domicílio. Idosos acima de 90 anos, residentes em bairros que possuem Unidades Básicas de Saúde – UBS, também receberão as doses em domicílio. São eles: Morro Santana; Cabanas; Rosário; Bento e Paracatu; Passagem de Mariana e Santo Antônio.
Centro
Já os idosos acima de 90 anos, residentes na região do Centro, deverão comparecer à Central de Imunização, localizada à Rua Santa Cruz, 368, Barro Preto, portando documento com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.
O Idoso, que por algum motivo não consiga se deslocar à Central de Imunização, deverá ter seu cadastro realizado por um responsável, portando documentos oficias com foto, cartão do SUS e comprovante de residência do idoso, para que a vacinação ocorra em domicílio. A Central fica localizada à Rua Santa Cruz, 368, Barro Preto. O cadastro deverá ser feito, preferencialmente, nos dias 16 e 17 de fevereiro, para que a logística de vacinação ocorra o quanto antes.