O município de Mariana assim como diversos outros do país não realizou as festas carnavalescas como de costume, e para que não houvesse a aglomeração de pessoas em eventos particulares ou clandestinos, a Secretaria de Defesa Social reforçou o efetivo da Guarda Civil Municipal e da Fiscalização de Posturas entre os dias 12 e 16 de fevereiro. O objetivo da ação foi fazer cumprir as medidas adotadas pelo programa “Minas Consciente” e as legislações municipais.
Durante os dias que seriam de folia, além dos patrulhamentos setorizados nos bairros, equipes da Guarda Civil Municipal e Fiscalização de Posturas, realizaram diligências em diversos locais na sede e distritos, entre os locais fiscalizados estão bares, repúblicas, restaurantes, residências particulares, espaços de locação para eventos, espaços públicos e outros pontos com possibilidades de aglomerações. No decorrer das fiscalizações ao menos 12 bares foram advertidos quanto ao descumprimento do decreto municipal que dispõe sobre o horário de fechamento durante a “onda vermelha”, quatro foram notificados, entre eles um que não possuía alvará de funcionamento e de imediato foi fechado e orientado sobre os procedimentos para regularização junto ao município. Uma festa clandestina que ocorria no distrito de Bandeirantes foi fiscalizada, paralisada e os responsáveis notificados.
Na madrugada do dia 14, após receber denúncia de que estava sendo realizada uma festa clandestina nas dependências de uma das repúblicas estudantis, no centro da cidade, a Guarda Civil se deslocou até o local, mas foi constatado que no local só havia os moradores, mesmo diante dos fatos, os responsáveis pelo local foram orientados sobre as legislações vigentes e suas restrições, além dos perigos de possíveis aglomerações.
Na manhã do último sábado, 13, após tomar conhecimento através de divulgações em redes sociais e aplicativos de conversas, de que na noite anterior teria ocorrido uma festa clandestina organizada através de grupos do whatsapp, com aglomeração de pessoas, consumo de bebidas e drogas em via pública e carros de som automotivos, uma guarnição da Guarda Civil esteve no local (estrada que dá acesso ao distrito de Bento Rodrigues) e constatou que pela quantidade de lixo encontrado, que o fato era realmente verídico. Nesse mesmo dia, no turno da noite, após receber uma denúncia através do telefone de emergência 153, de que ocorreria um “baile funk” no mesmo local da noite anterior, a Guarda Civil Municipal, juntamente com PMMG e a Fiscalização de Posturas se deslocaram até o local, porém nada foi encontrado.
Além das diligências realizadas de forma específica, durantes os patrulhamentos setorizados guarnições da GCM orientaram dezenas de pedestres, comerciantes e moradores sobre os perigos das aglomerações e desrespeito às regras sanitárias, a importância do distanciamento social neste momento, bem como sobre o uso de máscaras e álcool em gel.