A fim de esclarecer à população marianense, o Jornal Ponto Final entrou em contato com Câmara Municipal de Mariana, para esclarecer como funciona os gastos com o vereadores no município.
Cada vereador possui um veículo à disposição assim como imóvel alugado para sede dos gabinetes para atendimento à população. Além desses, outros benefícios são citados.
Foram enviados questionamentos, à Casa e aos vereadores eleitos pela primeira vez à cadeira do legislativo, a respeito do gasto mensal e individual de cada vereador e também sobre a plotagem com o brasão da câmara dos carros utilizados por eles. Dos seis vereadores eleitos e questionados, apenas o edil Preto do Mercado respondeu. Preto afirma que não vê problema já que usa o veículo apenas a serviço da população “pra mim não tem problema nenhum adesivar o carro, até porque uso ele somente para o trabalho legislativo, tenho o meu carro particular para meu uso, e estou para representar o povo, e se é o povo que quer quem sou eu para discordar de quem me deu a oportunidade de representá-los” afirmou o vereador.
A Câmara respondeu às perguntas enviadas pelo jornal, que cada vereador possui à sua disposição um veículo alugado, cota de combustível mensal, aluguel de imóvel além de uma verba indenizatória que ultrapassa 7 mil, “o vereador em Mariana tem a sua disposição, para lhe dar apoio em suas atividades parlamentares, um veículo alugado no valor de 1.147,00 reais, e uma cota de combustível de até 1.600,00 reais, que na maioria das vezes não é utilizada em seu limite. O uso do veículo é de total responsabilidade do vereador, conforme orientado em uma portaria de 2015. Portanto, cabe a cada vereador a decisão de plotar ou não o veículo à sua disposição. De toda forma, agradecemos a sugestão de plotagem e informamos que a encaminharemos aos edis. O vereador também dispõe de um imóvel, onde está instalado seu gabinete parlamentar, no valor de 1.643, 00 reais, além de uma verba indenizatória de até 7.000,00 reais, sendo que muitos não utilizam este recurso e outros utilizam apenas parte do mesmo. O subsídio do vereador, depositado em conta, é de 7.667,00 reais”.
Em relação aos servidores que prestam serviços aos gabinetes do vereadores eleitos, a Câmara responde que são cedidos pela casa como apoio administrativo, ”quanto aos servidores, não se pode afirmar que são dos vereadores, pois todos são lotados na Câmara Municipal de Mariana e cedidos aos gabinetes como apoio administrativo para suas atividades parlamentares.
Ressaltamos ainda que todas as despesas e receitas da Câmara Municipal de Mariana estão disponibilizadas em nosso portal da Transparência, que pode ser acessado no site do legislativo marianense: www.camarademariana.mg.gov.br.”