Com o período de chuvas se aproximando, a Prefeitura de Mariana, por meio do Departamento de Defesa Civil, vem desenvolvendo diversas ações de prevenção e campanhas na cidade, para garantir a segurança de todos. Segundo o órgão, há previsões de tempestades para os meses de fevereiro e março, aumentando assim os riscos de alagamentos, deslizamentos e demais eventos causados pelas fortes chuvas.
De acordo com os institutos de pesquisa e meteorologia, esses meses são os que ocorrem uma maior influência do La Niña, evento climático natural que ocorre no oceano pacífico, resfriando suas águas, alterando a distribuição de calor e umidade em várias partes da terra. Por esse motivo, é necessário que a atenção seja redobrada, pois os riscos de tempestades para esse período são altos.
A Defesa Civil recomenda que, em caso de tempestades com ventos fortes e raios, as pessoas busquem locais seguros, longe de árvores, placas e postes de energia. Também devem ficar distantes de janelas, bem como desligar os aparelhos eletrônicos.
As campanhas acontecem simultaneamente no site oficial do município, redes sociais, rádios e jornais locais, além das redes da Defesa Civil de Mariana.
Em caso de qualquer ocorrência, ligue para 199 ou 153 e procure um lugar seguro.
Sobre - A Defesa Civil trabalha com ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas, destinadas a evitar desastres ou minimizar seus impactos para a população e restabelecer a normalidade social. O objetivo é reduzir os riscos e os danos sofridos pela população em caso de desastres. A equipe atua antes, durante e depois, por meio de ações como prevenção, resposta e recuperação