Na última terça-feira (26), o Jornal e TV Ponto Final realizou uma live com a nova secretária de educação do município de Mariana, Carlene Almeida. Carlene nasceu em Santa Bárbara e ainda pequena se mudou para o distrito de Mariana, Santa Rita Durão. Graduada em pedagogia é também pós-graduada em Docência em Educação Infantil e anos iniciais pelo Instituto Souza, Educação e Novos Paradigmas pela rede Pitágoras e Gestão Contemporânea pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Minas Gerais.
Atuando há 21 anos na área da educação, Carlene assumiu a pasta este mês e vindo de um ano muito atípico como o de 2020 devido à pandemia, a secretária afirmou que o momento é de cautela para que se possa ter sucesso no objetivo que é levar qualidade de ensino aos alunos.
Questionada por uma telespectadora, Carlene respondeu sobre o andamento do calendário escolar de 2021. “Nós já fizemos uma proposta de calendário seguindo as orientações da Secretaria Estadual de Educação, porque nós somos regidos pela Superintendência Regional de Ouro Preto e todos os nosso atos são autorizados por eles, então nós já pegamos e estudamos a resolução e o calendário já está montado. Esse calendário foi apresentado à equipe administrativa da escola porque nós já montamos uma equipe diretiva nas escolas. A primeira ação da secretaria foi montar uma equipe técnica onde nós trouxemos pessoas que já obtinham experiências. Por ser um governo interino, nós tivemos pouco tempo mas o nosso quadro está composto com professores efetivos e qualificados e o retorno está previsto para o dia 3 de fevereiro”.
Sobre o cronograma inicial a secretária afirmou que é preciso planejamento “O mês de fevereiro será de planejamento escolar onde também será feita a organização do ano letivo. A previsão de retorno com os alunos é para o dia primeiro de março. Como Mariana está na onda vermelha, nossa previsão é que volte com as aulas não presenciais” afirmou.
Perguntada por uma monitora do tempo integral que preferiu não ser identificada explicou que o desejo é de retornar, mas que é preciso se pensar em um modelo, “Nós já tivemos uma conversa nesse sentido com o prefeito e a nossa proposta é retornar sim com as atividades do tempo integral mas estamos pensando ainda em uma formato viável e por não ser presencial precisamos ser criativos, é um desafio pra gente pensar como será esse modelo para o tempo integral”.
Sobre matéria veiculada em um veículo de comunicação local dizendo que a secretária teria dado a entender que o Portal do Aluno seria adaptado por ela não considerar o portal pedagógico, levando em consideração o valor de R$500 mil gastos para colocar o portal no ar, questionamos a secretária que desmentiu tal colocação e afirma ter sido descontextualizada pelo veículo em questão “Eu enviei ao jornal mencionado, algumas considerações pelas distorções que houveram com as minhas palavras. A pergunta que me foi feita foi se eu continuaria mantendo o portal institucional, que segundo ele o portal estaria muito institucional, o que eu respondi a ele é que a minha proposta se for manter o portal é que ele tenha cunho pedagógico, realmente houve esse investimento no portal que agora seria feita uma manutenção, mas agora estamos em um novo processo de licitação. O portal foi desvinculado em dezembro” esclareceu Carlene.
Falando sobre o acesso a internet aos alunos da rede municipal de ensino relatou que a situação está em discussão “Nós estamos criando estratégias buscando metodologias para que a gente consiga dar condições a esses alunos”. O prefeito Juliano Duarte que assistia a live ao vivo, entre os comentários dos telespectadores afirmou que já foram licitadas antenas para atender distritos e subdistritos. “Licitamos 10 antenas de celular via satélite 3G para atender os distritos e subdistritos que não possuem rede de celular. A ordem de serviço já foi assinada, em breve esse problema será resolvido” afirmou Duarte.