Começou no último dia 25 o cadastramento para solicitação dos serviços da Patrulha Agrícola Mecanizada através da Secretaria de Desenvolvimento Rural. O produtor deverá estar apto a receber os benefícios do programa e procurar a secretaria com todos os documentos como: declaração emitida pelo agricultor atestando sua condição e a destinação do plantio, cartão de produtor rural ou declaração de aptidão ao PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) ou cadastro ambiental rural.
O programa tem como finalidade um conjunto de ações para promover o aumento da área cultivada e confecção de alimento (silagem) para o rebanho. O público alvo do programa são os pequenos e médios produtores do município, duas das principais ações são a silagem e aração, que acontecem em períodos diferentes do ano, seguindo o calendário de produção agrícola. A Patrulha Agrícola conta com diversas frentes de maquinários para confecção de silagem em apoio ao produtor estimulando à sua atividade pecuária, seja ela de leite ou corte.
Segundo a secretaria responsável pelo programa “o processo de silagem produz alimento para os animais da propriedad. A produção do silo permite um maior número de animais por unidade de terra e o armazenamento de grande volume de alimento em pouco espaço. Nas épocas de seca esse processo também auxilia a manutenção da produção. O processo se inicia com o planejamento do plantio seguido pela colheita e confecção da silagem. Durante a aração das terras há uma descompactação no solo para que o plantio seja mais adequado e exista uma maior produtividade por área. Isso acresce em até 30% a produção final do agricultor”.
Para mais informações, a secretaria está localizada no Centro de Convenções - Praça JK, sem nº. O telefone é: (31) 3558-4173.