Mariana teve seu primeiro dia de imunização contra o covid-19 e embora a quantidade de dose da vacina destinada à Primaz de Minas não represente nem 10% da população, ver as primeiras ações em prol da imunização ser concretizada, emocionou muita gente. É uma ponta da esperança que o mundo clamou por esses longos meses.
O prefeito de Mariana, Juliano Duarte deu início à vacinação “Hoje iniciamos nosso plano inicial de vacinação seguindo o protocolo do Governo de Minas e do Governo federal, o Lar Santa Maria será a primeira unidade a ter 100% de todos seus idosos vacinados. Agora iremos fazer a realização da primeira dose feita na dona Efigênia que é a moradora mais idosa do Lar Santa Maria” relatou.
A Sra. Efigênia, de 94 anos, já havia sido infectada pelo covid-19, se recuperou e hoje foi a primeira contemplada. Após todos serem vacinados no Lar Santa Maria, os agentes de saúde seguem para o pronto atendimento na Políclínica Municipal de Mariana onde serão vacinados os profissionais da linha de frente, um total de 190 doses.
Dona Efigênia dos Santos, de 95 anos, foi a primeira mulher a receber a 1ª dose da CoronaVac em Mariana. Moradora do Lar Santa Maria, em maio de 2020, a idosa contraiu o vírus e venceu a doença sem complicações. Na Instituição de longa permanência foram distribuídas as 100 primeiras doses do imunizante.
“Nossa cidade é a primeira da Região dos Inconfidentes a iniciar a vacinação. Tentamos agir o mais rápido possível assim que houve a liberação por entendermos a urgência da situação. Esperamos que o processo seja mais ágil e estamos preparados para agir de maneira eficaz”, afirmou o prefeito Juliano Duarte durante o ato.
Logo em seguida, foi a vez dos profissionais do Pronto Atendimento receberem as doses da vacina. A funcionária da assepsia do PA, Angela Maria do Carmo Coelho, que há mais de 20 anos presta seus serviços no local, foi a primeira mulher da instituição a receber o imunizante da Sinovac - Instituto Butantã. Ela comemorou por ser escolhida para este momento marcante, para ela e para todos os funcionários que estão na linha de frente do combate à COVID-19. “A vacina foi um dos melhores presentes que eu recebi da prefeitura em todos esses anos que estou aqui. E peço ainda a população: por favor tenham consciência, fique em casa. A vacina ainda é o primeiro passo”, complementou. Além disso, na manhã de hoje, (20), no Hospital Monsenhor Horta, a médica Dra. Elizabeth da Silva, recebeu a primeira aplicação da dose na unidade hospitalar.
A coordenadora da central de imunização de Mariana, Nayara Resende, foi a responsável pela retirada do 1º lote de vacinas para o município. Segundo ela, é um processo importante para as pessoas que serão imunizadas neste primeiro momento. “É um início de esperança para nossa cidade. Nossa equipe está preparada para iniciar o cronograma de vacinação, e esperamos que a secretaria de Estado libere o quanto antes as demais doses para o restante da população”, frisou.
Segundo o secretário de Saúde de Mariana, Danilo Brito, a terça-feira foi de grande expectativa para o início da vacinação no município. “19 de janeiro foi marcante para a nossa cidade. Iniciamos a 1ª etapa de vacinação da CoronaVac, e não mediremos esforços em busca de mais doses para a população ”, afirmou.
O 1º lote da CoronaVac saiu ontem,(19), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) na cidade de Belo Horizonte, com destino à Mariana, por volta das 15h. A 2ª dose para aqueles que foram vacinados no dia 19, está prevista para o próximo dia 03 de fevereiro.