Prefeito de Mariana, Juliano Duarte, iniciou a coletiva explicando as primeiras ações tomadas desde o primeiro dia do seu governo interino quando protocolou no Instituto Butantam a intenção de compra de sessenta mil doses de vacina para que toda população pudesse ser vacinada “É importante dizer que a primeira ação do nosso governo foi o protocolo de intenção de compra, feito ao Instituto Butantam, de 60 mil doses vacina. O protocolo recebeu um parecer favorável na mesma semana, porém por determinação do Ministério da Saúde, todo município que fizeram esse protocolo tiveram o protocolo negado, então nós somos obrigados a seguir as diretrizes do Ministério da Saúde e as vacinas que serão disponibilizadas para os municípios. Mariana ainda vai insistir nesse protocolo, mas no momento ele foi negado, então somos obrigados a seguir essas determinações e o número de vacinas que foram destinadas do Governo Federal para o Governo Estadual, do Governo Estadual para as regionais e das regionais para os municípios” explicou o prefeito.
Minas Gerais obteve um total de 571 mil unidades de vacina a serem distribuídas aos 853 municípios do estado, e o número destinado à Mariana é de 483 doses neste primeiro momento, e em um prazo de 14 dias receberá a segunda remessa de mesma quantidade para a segunda aplicação da dose aos imunizados inicialmente “a quantidade é divida pelo número e pela avaliação dos indicadores de acordo com as zonas o que pode interferir também no número de vacinas que cada cidade irá receber. Então as vacinas que chegarem à Mariana tiveram um número definido pelo Governo de Minas e pelas nossas Regionais ao qual o município de Mariana hoje está vinculado”.
Sobre o plano de vacinação de Mariana Juliano explicou, “o público da vacinação e imunização que também foi definido pelo Governo Federal e o nosso município seguindo o protocolo do Governo federal, fizemos o nosso protocolo municipal para vacinação. A primeira fase, e é importante dizer para todos que serão várias fases até a gente conseguir completar o ciclo das pessoas que ainda não estão contempladas na primeira fase. Nós teremos segunda, terceira fase e outras fases. Mas importante dizer que essas fases também são definidas pelo governo e a medida que avançar iremos avançar também”. Juliano deixou claro sua insatisfação e garantiu insistir no protocolo que foi negado para que Mariana possa ser imunizada o quanto antes.
Os primeiros a serem imunizados seguirão o protocolo criado pelo município baseado ao do Governo Federal, “trabalhadores da saúde, serviços públicos e privados tanto da urgência quanto da atenção básica, inicialmente os envolvidos na linha de frente, pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência, institucionalizadas, no caso podemos citar como exemplo o Lar Santa Maria, o asilo de Mariana, pessoas a partir de 18 anos com deficiência vinculadas as residências inclusivas, no nosso caso APAE Figueira e outros e a população indígena que não se aplica a Mariana” pontuou.
A gestão municipal juntamente com a gestão de saúde de Mariana criaram o “whatsapp responde” onde todas as dúvidas relacionadas ao plano de vacinação bem como suas diretrizes, poderão ser sanadas. O número disponibilizado é o (31) 99630-2741, e receberá apenas mensagem pelo aplicativo relacionado. Lembrando que toda informação sobre o plano de vacinação está no site da Prefeitura de Mariana.