Para melhor informar seus leitores e telespectadores o Jornal e TV Ponto Final realizou na última segunda-feira (9), uma live com o prefeito interino Juliano Vasconcelos Gonçalves, que assumiu a prefeitura após ser eleito presidente da Câmara de Mariana. Sobre a eleição que o colocou ao cargo de prefeito da cidade interinamente, Juliano disse ter sido uma eleição difícil e com articulações fundamentais para que o resultado fosse favorável, “Foi uma eleição muito difícil. Tentei algumas vezes ser presidente de Câmara e não tive sucesso, dessa vez eu tento e acabo tendo a oportunidade de assumir interinamente a prefeitura de Mariana. Foi uma eleição muito dura, muito difícil, mas as articulações foram fundamentais para chegar ao cargo de presidente na reta final onde eu achei até que ia perder. Não pude ter o apoio do meu irmão que se encontrava na UTI, mas conseguimos a maioria dos votos da Câmara, onze votos que apoiaram o nosso governo e que hoje fazem parte do nosso governo” explicou.
Sobre a cobrança de troca de secretários e ações efetivadas até agora, o prefeito afirma que assumiu a prefeitura em um momento difícil e sem o planejamento que uma equipe de transição possibilita, “Eu não tive uma equipe de transição, não foi uma eleição municipal que encerrou no dia 15 de novembro e o prefeito teve 45 dias para se planejar e assumir a prefeitura. A eleição para presidente ocorreu numa sexta-feira, dia 1º de janeiro, e na segunda dia 3 eu assumi a prefeitura sem ter tido a oportunidade de ter tido uma equipe de transição. Eu assumi num momento em que a cidade se encontra na onda vermelha, possui problemas urgentes que precisam de decisões urgentes e efetivas” pontuou.
Juliano Duarte, como é conhecido popularmente, explicou a troca de funcionários e o motivo pelo qual precisa atender aos vereadores da Câmara de Mariana, “eu não fui eleito pelo voto popular, fui eleito para ser vereador e disputei uma eleição de Câmara. Fui eleito pelos onze vereadores que votaram em mim para presidente, então é natural que os onze vereadores tenham participação no governo como de fato estão tendo, então eu fiz compromissos e estou atendendo aos colegas dentro de indicações técnicas que compõem o nosso governo e que possam somar”.
Questionado por um telespectador sobre a troca de cargos mantidos pelo governo de Duarte Junior, Juliano explicou que seu governo não é um governo de continuidade e que fará as mudanças que achar necessário, “o meu governo não é um governo de continuidade. Eu sou irmão do Du sim, mas é um governo diferente. É natural que tenham mudanças na administração pública e as pessoas esperam que essas mudanças ocorram como de fato estão ocorrendo, são gestões e pessoas diferentes”.
Transcota
Em relação a Transcota Juliano foi categórico “Determinei uma judicialização que já se encontra na Comarca de Mariana, solicitando o retorno de todas as linhas que foram canceladas de forma unilateral, sem anuência do poder público, e em caso de negativa da empresa que a prefeitura de Mariana possa assumir essas linhas e fazer a gerência dessas linhas. Já está na Justiça e espero que muito em breve nossa juíza possa se manifestar sobre esse processo. Infelizmente com Transcota hoje, não existe mais diálogo, o diálogo será feito na Justiça, nós tentamos de todas as formas, não tenho nada contra os proprietários mas não posso deixar a população prejudicada”.
Educação
Sobre a educação Juliano lamentou a rescisão dos contratos com o fim do mandato anterior “Eu gostaria que os contratos não tivessem sido cancelados já que o ano letivo só se encerra em março e todos os contratos foram reincididos no final da gestão, então o caminho que nós determinamos e vamos tomar será a designação para que os professores possam novamente trabalhar conosco na rede municipal de educação e na próxima semana será iniciada essa designações que serão publicadas no diário oficial da prefeitura”.
Privatização do SAAE
O SAAE que liderou a live em quantidade de questionamentos será estudado em caráter de urgência “Em relação ao SAAE estamos fazendo um estudo e pretendemos privatizar. Em breve iremos discutir a respeito. É um assunto que precisa ser levado em consideração, não pelo atual gestor que é o Pablo e tem nosso respeito, mas ao passar dos anos dentro de todas as administrações públicas, milhões de reais foram investidos e o problema da água não deixou de existir, estamos inclusive em período chuvoso e tem bairros com falta de agua”.
Fechamento dos comércios
Sobre o fechamento dos comércios “Precisamos que o comerciante nos ajude com as medidas de prevenção que precisam ser tomadas nesse processo de onda vermelha ao qual estamos vivendo. Os estabelecimentos que insistirem terão o alvará caçado e seu empreendimento fechado e lacrado. Primeiro iremos trabalhar com conscientização mas se houver insistência teremos que tomar medidas mais duras. A medida que caçarmos o alvará de um comerciante vai servir de exemplo para os demais”.
Falta de medicamentos controlados
Questionado pela falta de medicamentos controlados na farmácia da Policlínica Central, o prefeito disse não ter conhecimento do fato mas se colocou a disposição para resolver o problema, “Nós temos uma relação de medicamentos padronizados do município de Mariana, é uma das maiores relações que tem nas cidades próximas. Um investimento alto que o poder público faz. Assim que tomar conhecimento do medicamento que está faltando cobrarei do secretario de saúde, Danilo Brito e se houver essa falha que a gente possa corrigi-la já nesta semana”.
Vale e Samarco
Com o intuito de conscientizar sobre a gravidade atual que o município se encontra, Duarte solicitou uma reunião com as mineradoras para tratar das questões de prevenção e financeiras no custeio do combate à pandemia “As empreiteiras também são parte importante desse processo de prevenção. É um grande número de pessoas que trabalham na mineração em Mariana e todas as empresas estão realizando regularmente o teste em todos os seus funcionários. Além do teste que foi uma determinação do comitê, já solicitei uma reunião com a Vale e Samarco para que eles possam entender a gravidade do momento que o município passa e que possam nos ajudar inclusive com despesas e cobrar a fiscalização que já ocorre nas mineradoras, elas estão testando os funcionários e todo teste é notificado e dessa forma é contabilizado no boletim que o município solta todos os dias”.
Em suas palavras finais enfatizou o compromisso com a cidade, frisou seu respeito aos colegas de cadeira na Câmara e garantiu empenho nas ações que diz respeito à melhoria de Mariana, “Não vai faltar empenho e determinação neste curto prazo de governo. E tentar resolver os problemas crônicos e as prioridades que nós vamos determinar em nossa gestão estaremos no nosso gabinete na prefeitura atendendo a todos com respeito e vamos trabalhar muito nesse curto prazo de tempo à Câmara Municipal e a todos os 15 vereadores, não considero que existe oposição na Câmara e sim pessoas que querem trabalhar pelo bem da nossa cidade. Tenho muito respeito à Câmara, eu também sou vereador e daqui a pouco estarei lá com os meus colegas. Então vamos trabalhar de forma harmônica e dando sempre prioridade no desenvolvimento da nossa cidade e na resolução dos problemas críticos” finalizou.