No último dia 6, ocorreu na prefeitura de Ouro Preto uma coletiva de imprensa que tratou do enfrentamento e combate à Covid-19. Iniciativa do prefeito eleito da cidade de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, a coletiva contou com a presença do prefeito interino de Mariana, Juliano Duarte, prefeito da cidade de Itabirito, Orlando Caldeira e seus respectivos secretários de saúde.
Segundo Juliano a reunião foi produtiva uma vez que as cidades precisam trabalhar em conjunto para combater e enfrentar a segunda onda do Covid-19 “Essa reunião foi muito importante, hoje o Minas Consciente impõe aos municípios a trabalhar na micro região, a nossa micro hoje é proposta pela cidade de Mariana, Ouro Preto e Itabirito que se encontra na zona vermelha, e a nossa macro também se encontra na zona vermelha. É uma preocupação muito grande dos prefeitos e dos secretários de saúde porque estamos trabalhando na nossa capacidade máxima de atendimento de leitos e unidades de tratamento intensivo. Vamos trabalhar a partir dessa reunião de hoje de forma conjunta porque a micro regride ou progride de forma unificada não adianta o município de Mariana fazer a sua parte se as demais cidades não fizerem, se não fizermos um trabalho em conjunto iremos continuar na zona vermelha. Estaremos articulando propostas , planos e ações para que juntos possamos trabalhar de forma promissora” afirmou Juliano.
O secretário de saúde de Mariana, Danilo Brito, continua na pasta desenvolvendo o trabalho realizado no ano passado contra a pandemia. Ele afirma que pensar em conjunto é a melhor forma de se obter um resultado positivo, “é importante pensar de forma regional, temos pessoas que residem em Mariana e trabalham em Ouro Preto e vice versa, somos cidades com população flutuante de um quantitativo significativo, sabemos que estamos buscando uma avaliação diferente ao Minas Consciente. É importante entender que a saúde vem em primeiro lugar mas teremos que trabalhar em relação a economia da cidade, então precisamos equilibrar até porque nós entendemos que só irá melhorar a partir da vacinação” finalizou Brito.
Sobre as fiscalizações na cidade, o prefeito de Mariana, Juliano Duarte, afirmou que medidas já começaram a ser tomadas desde o dia 6. Afirmou que o município irá trabalhar em conjunto com a polícia no combate à pandemia e fiscalização da cidade. Quanto ao transporte público em Mariana, realizado pela empresa Transcota, o prefeito falou sobre os distritos sem atendimento a transportes públicos e a resistência da empresa em ampliar a circulação de ônibus visto que a demanda diminuída gera aglomeração nos ônibus. O prefeito afirma que a empresa será notificada juridicamente caso se recuse a se adaptar.