O governo de São Paulo anunciou, no último dia 12, os resultados dos testes de eficácia da CoronaVac, a vacina da farmacêutica chinesa Sinovac que está sendo desenvolvida no Brasil em parceria com o Instituto Butantan.
O diretor de pesquisa do Instituto Butantan, Ricardo Palácios, informou que os estudos apontaram que a eficácia geral da vacina é de 50,38%. O dado foi obtivo com testes feitos em 12.508 voluntários no país, todos profissionais de saúde. Os profissionais de saúde foram escolhidos porque têm uma exposição maior ao vírus.
Esse dado é a taxa global de eficácia da CoronaVac, ou seja, os desfechos primários, que incluem todas as pessoas que ficaram doentes independentemente da gravidade da doença."O teste não é a vida real exatamente. É um teste artificial, no qual selecionamos dentro das populações possíveis, aquela população que a vacina poderia ser testada com a barra mais alta. A gente quer comparar os diferentes estudos, mas é o mesmo que comparar uma pessoa que faz uma corrida de 1km em um trecho plano e uma pessoa que faz uma corrida de 1 km em um trecho íngreme e cheio de obstáculos. Fizemos deliberadamente para colocar o teste mais difícil para essa vacina, porque se a vacina resistir a esse teste, iria se comportar infinitamente melhor em níveis comunitários", afirmou Ricardo Palácios.
O prefeito de Mariana, Juliano Duarte, explica como funciona o protocolo de intenção de compra da vacina e afirma que Mariana está preparada para o momento da vacinação, “As vacinas são regulamentadas pelo Governo Federal, pelo Ministério da Saúde e pela ANVISA, porém o município de Mariana já protocolou no Instituto Butantan a intenção de compra das vacinas. Nós temos municípios que tem poder aquisitivo e que podem comprar as vacinas antes do Governo Federal liberar para os municípios, seria a função do Governo Federal então caso haja essa afirmativa pela ANVISA o município de Mariana já está preparado e está se mobilizando para iniciar a vacinação das pessoas. Nós estamos finalizando o plano municipal de vacinação que será enviado à Câmara Municipal de Mariana e ao Comitê Municipal de Saúde após a aprovação e assim que a ANVISA autorizar que o município de Mariana possa adquirir essa vacinas eu já estou preparado com meu plano, e já tenho uma equipe técnica pronta e também já estamos nos preparando em relação aos insumos. Mariana está preparada para vacinação assim que for liberado” afirmou Juliano.