A estimativa de pessoas infectadas com o novo coronavírus em Belo Horizonte (Minas Gerais) se manteve em patamar superior a um milhão, segundo Boletim de Acompanhamento nº 26, do projeto-piloto COVID Esgotos, divulgado no último dia 11 de dezembro. Esta é a segunda semana de manutenção dos casos estimados neste patamar.
Essa estimativa representa o maior valor estimado de pessoas infectadas desde o início do monitoramento do novo coronavírus no esgoto. O maior valor estimado anteriormente foi de cerca de 800 mil pessoas, na semana epidemiológica 30 (final de julho de 2020).
Em Contagem, a estimativa se reduziu para cerca de 170 mil pessoas, abaixo dos 200 mil infectados estimados na semana anterior do estudo.
O projeto-piloto é uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis/UFMG), em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Os resultados das amostras de esgotos coletadas durante todo o projeto estão acessíveis no Painel Dinâmico Monitoramento COVID Esgotos (dashboard) em: https://bit.ly/dashboard_covid_esgotos.