O Promotor de Justiça, Guilherme de Sá Meneghin, recomenda ao município de Mariana, Iphan e Fundação Renova após serem constatadas diversas irregularidades e descaracterização do jardim de Mariana que façam as alterações recomendadas em um prazo de três dias para que as obras não sejam paralisadas.
Segundo RECOMENDAÇÃO Nº 03/2020 tem como objetivo de persuadir o destinatário a praticar ou deixar de praticar determinados atos em benefício da melhoria dos serviços públicos e de relevância pública ou do respeito aos interesses, direitos e bens defendidos pela instituição, atuando, assim, como instrumento de prevenção de responsabilidades ou correção de condutas.
A recomendação aponta erros no projeto executado e fundamenta as correções necessárias para manutenção da autenticidade da Praça Gomes Freire, dito “Jardim”. Confira abaixo:
Ao MUNICÍPIO DE MARIANA, à FUNDAÇÃO RENOVA e ao IPHAN que, em relação à restauração da Praça Gomes Freire, “Jardim”, em Mariana, adotem as providências abaixo elencadas: