Para fortalecer a operacionalização das Defesas Civis de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce, em Minas Gerais, nas ações de prevenção e respostas a desastres de qualquer natureza, agentes dos órgãos participam do Ciclo de Formação Continuada. A iniciativa é fruto da parceria entre Fundação Renova, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e as Defesas Civis dos municípios e segue até 2024.
Os cursos fazem parte da ação do Programa de Preparação às Emergências Ambientais da Fundação Renova. As opções, oferecidas na modalidade de ensino a distância durante a pandemia, vão desde capacitações de curta duração até pós-graduação.
São 70 vagas disponibilizadas para o curso de Análise de Risco, que aborda pontos como percepção de risco, ameaça, sustentabilidade, vulnerabilidade e política nacional, estadual e municipal de Defesa Civil. O curso de graduação para tecnólogo em Gestão Ambiental será oferecido a 58 alunos a partir de março de 2021, enquanto a pós-graduação lato sensu em Defesa Civil se inicia em 2023, voltada àqueles que se formarem na graduação e tiverem interesse em seguir com os estudos.
O início das atividades do Ciclo de Formação Continuadas das Defesas Civis foi marcado por um webinar que aconteceu em de novembro. O evento on-line, transmitido pelo Youtube, teve mais de 500 acessos e contou com a participação de representantes da Fundação Renova, da Defesa Civil de Mariana e da Unisul. O webinar está disponível no YouTube da universidade e pode ser acessado em https://www.youtube.com/watch?v=DXFhOVpbXrA.