A “Black Friday”, promoção coletiva em que as lojas oferecem descontos em diversos produtos e serviços, acontece no próximo dia 27/11/20. Neste ano, a relevância do comércio eletrônico deverá ser ainda maior devido à pandemia de Covid-19. O Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) elaborou uma série de dicas para que o consumidor se beneficie da promoção e evite cair em golpes, que infelizmente acontecem com frequência no ambiente virtual.
De acordo com o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, a Black Friday tem entre seus objetivos a renovação dos estoques dos lojistas, liberando espaço para os produtos destinados às vendas natalinas. A promoção representa também uma oportunidade para que esses mesmos comerciantes conquistem a confiança do consumidor, oferecendo descontos reais e mantendo uma relação transparente com seus clientes.
Os falsos anúncios de produtos em promoção, que aparecem principalmente nas redes sociais, têm sido motivo cada vez mais frequente de reclamações dos consumidores nos órgãos de defesa do consumidor. Golpistas se aproveitam de períodos promocionais como a Black Friday para lesar pessoas que, na ânsia de fechar um bom negócio, acabam não tomando os cuidados necessários para garantir uma compra segura. Com relação a isso, a dica de ouro é: se o preço estiver muito abaixo da média praticada pelo mercado, desconfie. Outros problemas muito comuns são a não entrega de produtos, atrasos na entrega e ainda produtos com vício de qualidade ou diferentes do que foi adquirido. A seguir, as dicas que o Procon Assembleia preparou para ajudar o consumidor a evitar dores de cabeça em suas compras:
* Não faça compras por impulso. Analise seu orçamento.
* Durante as próximas semanas, pesquise a evolução do preço do produto que pretende adquirir, E as condições de pagamento disponibilizadas pelos diversos fornecedores
* Confira se o produto que você deseja adquirir existe de fato no estoque da loja..
* Muito cuidado com sites falsos. Eles são praticamente idênticos aos originais. Suspeite de ofertas muito tentadoras.
* Suspeite dos anúncios recebidos por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens..
* Evite acessar sites que são enviados por e-mail ou SMS.
* Se o site oferece como opções de pagamento apenas o boleto bancário e/ou transferência bancária, desconfie.
* O site deve conter o nome da empresa, endereço físico e demais informações necessárias para que o fornecedor possa ser localizado e contatado.
* Algumas ferramentas do Google, como o “Google Maps” e o “Street View”, podem ajudar a descobrir se o endereço fornecido no site realmente existe.
* Direito de arrependimento: nas compras online, o consumidor pode desistir da compra no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço.
* Em caso de reclamação ou dificuldade, procure o Procon .