Apresentação da Orquestra Ouro Preto será um concerto dedicado à música dos grandes clássicos que marcaram a história do cinema nacional e internacional. Dia 8 de novembro(hoje) foi a data escolhida na Série Domingos Clássicos, no Sesc Palladium, em Belo Horizonte-MG, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Além disso, uma grande novidade, o teatro foi reaberto parcialmente ao público, com todos os cuidados e distanciamentos necessários. No repertório, estiveram as músicas que compõem o álbum “Música para Cinema”, lançado em 2017, e uma homenagem especial a um dos mais importantes compositores do gênero: Ennio Morricone.
Sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo, o público relembrou músicas que marcaram época em longas como o tema de “Casablanca” (1942); “Manhã de Carnaval”, de Luiz Bonfá que foi trilha do premiado filme “Orfeu Negro” (1959); e ainda obras que celebram o período clássico do cinema hollywoodiano. Garimpado da filmografia de Charles Chaplin, um pot-pourri de “Smile” e “Eternarlly”, trilhas de “Tempos Modernos” (1936) e “Luzes da Ribalta” (1952), respectivamente. As obras ganharam arranjos inéditos, pelas mãos de Mateus Freire. Como não só de drama e romance vive o cinema, o projeto também revive a cena hilária de “Who’s Mind The Store?” (1963), em “The Typewriter”, protagonizado por Jerry Lewis, que “toca” uma máquina de escrever imaginária.
A homenagem a Ennio Morricone passou por um de seus clássicos como a trilha de “Cinema Paradiso” (1988) e outras obras de destaque. O maestro e compositor italiano faleceu em julho deste ano, aos 91 anos, e deixou um importante legado de trilhas sonoras que se destacaram na história. Entre as mais de 500 trilhas sonoras para cinema e televisão em seu currículo, há composições para filmes como "Três Homens em Conflito", "A Missão", "Era uma Vez na América" e "Os intocáveis", entre outros. Ele também escreveu para filmes, programas de televisão, canções populares e orquestras.
O Maestro Rodrigo Toffolo comemora o retorno do público ao teatro em um concerto marcante na trajetória de 20 anos da Orquestra. “Estamos extasiados com o retorno da plateia presencial e celebramos juntos, presencial e virtualmente, a beleza das trilhas de cinema em uma linda homenagem a Ennio Morricone, que nos deixou um importante legado de obras primorosas”, destacou.