A Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.
Em Mariana o projeto social que trabalha com a equoterapia, foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças, adultos e idosos com necessidades especiais. O tratamento é complementar para necessidades como a síndrome de down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças agitadas e/ou com dificuldades de concentração.
Segundo a psicóloga e idealizadora do projeto, Priscilla Amaral, existe uma dificuldade no município quando se fala em reabilitação, “nós não temos nada no município para reabilitação de crianças e a maioria das mães tem uma constante dificuldade para conseguirem o tratamento adequado para cada especialidade, as crianças precisam ser deslocadas para itabirito o que acaba se tornando desgastante e essas crianças tem direito ao tratamento e é essa nossa proposta” .
Priscilla ressalta a importância do projeto e como ele surgiu “o projeto surgiu dessa necessidade que eu vejo em mariana, a gente não tem como tratar as crianças e o objetivo é alcançar o máximo de famílias e possíveis colaboradores no município”, enfatizou.
Esse tipo de terapia é feito em ambiente adequado e especializado, e por uma equipe multidisciplinar. Para atender a essa demanda, o projeto necessita de parceiros que invistam na qualidade do atendimento aos pacientes com estruturas adequadas e profissionais qualificados que garantam a excelência dos serviços oferecidos. Acreditando nos benefícios trazidos através das sessões de equoterapia, tais como: desenvolvimento do afeto devido ao contato do paciente com o animal, estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva além de melhorar da postura e equilíbrio também proporciona melhora do tônus muscular.
O projeto busca parcerias e colaboradores afim de subsidiar as demais necessidades para execução deste projeto único e de grande importância para nosso município. Sendo necessário: formação de uma equipe técnica compreendendo os seguintes profissionais: coordenadores, médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, guias ( Profissionais de equitação) transporte adaptado para as necessidades dos pacientes, alimentação e assistência medica dos animais, cobertura da arena de Equoterapia.
Para a idealizadora do projeto tem grande Impacto econômico e social na resolução de problemas locais e regionais “A estruturação do Projeto de Equoterapia resultará na prestação de um serviço fundamental à sociedade local, uma vez que Mariana – MG é carente deste tipo de serviço de saúde, se tornando assim referência em toda nossa região” finalizou.