Termina dia, 16 de outubro, as inscrições para o Processo Seletivo 2020/2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). O vestibular que tinha costume de ocorres nos meses de maio e junho foi adiado devido à pandemia. Os interessados podem se inscrever no site www.ifmg.edu.br. São oferecidas 368 vagas, distribuídas em 11 cursos, sendo sete técnicos e quatro superiores.
Nesse processo não haverá aplicação de provas para os cursos técnicos. Será realizado sorteio público de vagas, no dia 29 de outubro. Para o ingresso na graduação, a seleção ocorre como em anos anteriores, por meio do aproveitamento da nota de uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017, 2018 ou 2019). A taxa de inscrição, de R$ 10, é o único valor cobrado dos candidatos, já que o IFMG é uma instituição pública e os cursos são gratuitos, não há cobrança de mensalidades. Todas as orientações específicas do Processo Seletivo estão discriminadas nos editais 54, 55 e 56/2020, publicados no site.
As oportunidades de formação profissional são para os campi em Ibirité e Ribeirão das Neves (região Metropolitana de BH), Bambuí (região Centro-oeste de Minas), Congonhas e Ouro Preto (região Central), e Governador Valadares (Leste de Minas). No caso do ensino técnico, há opções de cursos concomitantes (quando o aluno faz o Ensino Médio regular numa outra escola e cursa o técnico simultaneamente no IFMG) e subsequentes (para candidatos que possuem o Ensino Médio concluído). Do total de vagas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência. Candidatos surdos que precisarem de orientações especiais devem solicitar atendimento pelo e-mail vestibular@ifmg.edu.br.