Causado por uma multiplicação desordenada de células da mama, o câncer de mama é uma doença que pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos tem desenvolvimento acelerado, outros crescem mais lentamente podendo ser desenvolvido também em homens que representam 1% do total de casos da doença.
A TV Ponto Final realizou no último dia 5, uma LIVE com o secretário de saúde, Danilo Brito e a enfermeira especialista em saúde da mulher, Patrícia de França Costa, que explicou todo o processo de autocuidado e a importância do diagnóstico precoce para um tratamento de sucesso “A construção do conhecimento da saúde é feita junto a cada paciente. Dentro dos cânceres que podem acometer a mulher o câncer de mama é o que mais mata e se diagnosticado no início tem um potencial de cura elevado, só que nós mulheres crescemos com essa coisa de não se conhecer e de, principalmente, não se tocar o que dificulta o diagnóstico precoce diminuindo, em alguns casos, o sucesso do tratamento. Essa Campanha “Se toca menina!” é pra quebrar esse tabu e fazer com que as mulheres se autoconheçam, se toquem e se previnam.”
Sobre a marcação de consultas, exames e suporte do tratamento o secretário Danilo explicou as demandas paralisadas no município, “devido a paralização por causa da pandemia, hoje o município tem 303 exames aguardando para serem marcados, mas voltaremos agora de forma controlada e até novembro essa demanda será zerada.”
Brito ressalta a importância da divulgação da campanha e afirma que dentro dos serviços oferecidos pelo SUS, Mariana atende todo o protocolo, “é importante a prevenção e a divulgação dessa campanha. Temos que fazer, dentro dessa política pública, com que essas informações cheguem ao maior número de mulheres possível.”
O tratamento para câncer de mama é oferecido pelo Ministério de Saúde por meio do SUS e em alguns casos a reparação da mama em casos cirúrgicos também é ofertada pós tratamento.