Realizada mundialmente em outubro, a campanha Outubro Rosa tem a intenção de alertar a sociedade em geral sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. É comum nesse período que diversas instituições abordem o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames, ressaltando sempre o quanto o autocuidado é fundamental para a prevenção, visto que a doença age silenciosamente e assintomática nos estágios iniciais.
Quando descoberto em evidência de metástase o tratamento é sistêmico e muitas das vezes é preciso recorrer à quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica, e é justamente esse um dos maiores temores das mulheres que descobrem um Câncer de Mama. Além do medo da morte, e a grande influência que esse diagnóstico tem em sua autoestima, o medo de perder a mama e a queda dos cabelos são itens muito abordados por essas mulheres.
Pensando nisso, a esteticista Vanessa Nívia desenvolveu a campanha “Doando Autoestima” em parceria com outras mulheres empreendedoras da cidade de Mariana. Fran Alongamentos de Cílios e Inove Comunicação Visual também apoiam a campanha como forma de incentivo.
Segundo Vanessa a ideia surgiu através de uma procura há três anos atrás, de uma cliente que estava em tratamento e havia perdido a sobrancelha, “uma cliente perdeu a sobrancelha devido a quimioterapia em 2017, ela não tinha nada, fiz a micro pigmentação nela e ela chorou muito, agradecendo e deu até um grito quando viu, aí me veio a ideia criar esse projeto em que pretendo manter todos os anos. Fui me especializando, fazendo muitos cursos, sempre buscando mais a naturalidade dos fios”, relatou Vanessa.
A especialista espera que a campanha sirva de exemplo para outros profissionais, “sabemos que o descobrimento da doença já causa um impacto negativo, principalmente mental, e a mulher por ser mais vaidosa desenvolve complexo de inferioridade, sendo assim é de extrema necessidade o levantamento do auto astral desta mulher, a campanha é para as mulheres que passaram ou passam pelo câncer, e incentivar os outros profissionais que trabalham com a micropigmentação paramédica a fazer o mesmo, ajudar o próximo sempre é bom, é uma recompensa com preço inestimável”, finalizou.
A campanha tem como objetivo devolver a autoestima para essas mulheres através de procedimentos estéticos que amenizam os impactos visuais que o tratamento causa na aparência. Para participar é necessário que a pessoa apresente laudo com autorização médica além de enviar um vídeo com um breve relato de como venceu (ou como está passando) pelo diagnóstico. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (31) 9 85526417 com nome completo, data de nascimento e há quanto tempo terminou a quimioterapia/radioterapia ou se ainda está fazendo.