Pesquisadores da UFOP irão visitar 1500 domicílios nos meses de outubro, novembro e dezembro para conhecer a prevalência da COVID-19 e as condições de saúde dos moradores de Mariana e Ouro Preto. Para isso, profissionais de saúde e entrevistadores treinados irão percorrer os bairros dos municípios para realizar coleta de sangue e entrevista com os moradores, a fim de investigar o aparecimento de sintomas, hábitos de vida, condições socioeconômicas, alimentação e nutrição, e prática de atividade física.
Os domicílios serão selecionados por amostragem representativa da população e os moradores selecionados serão convidados a participar do projeto por um pesquisador responsável com ajuda do agente comunitário de saúde da unidade básica. As visitas irão acontecer nos finais de semana (sexta, sábado e domingo) e todos os entrevistadores utilizarão equipamentos de proteção individual, protocolos de segurança e crachás de identificação.
Desse modo, a pesquisa irá ajudar a compreender a realidade da pandemia na região e seus possíveis impactos para a saúde. Vale ressaltar que não haverá custo para participação da pesquisa. Estejam conosco na luta contra a COVID-19. Juntos podemos mais!!! Acompanhe a pesquisa pelo instagram @gpenscufop e qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail: covid.inconfidentes.ppgsn@ufop.edu.br.