O secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, comunicou em coletiva na quarta-feira (23) que a aulas presenciais na rede estadual de ensino estarão autorizadas a retornar. As escolas do ensino básico e médio serão reabertas e os alunos não serão obrigados a comparecer às aulas.
Somente as escolas localizadas em regiões que estão na Onda Verde do Minas Consciente poderão reabrir. Na Onda Amarela estão autorizadas a reabertura as instituições de graduação, pós-graduação e cursos livres. Segundo Carlos Eduardo, um protocolo de retorno gradual do ensino está sendo construído há três meses e contará com limitadores de segurança e regras de afastamento em caso de surtos da covid-19.
“Não indica obrigação de retomada das aulas”, afirmou o secretário ao enfatizar que os municípios terão a sua autonomia garantida. O retorno está sendo permitido pelo estado, mas não será obrigatório.
Participaram também da coletiva o secretário adjunto de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio e a secretária de Estado de Educação (SEE), Julia Sant’Anna.