A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, adaptou o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) para o ensino remoto, denominado PROERD em Casa. Devido à pandemia causada pela COVID-19, o conteúdo que seria ministrado nas escolas foi convertido para a versão de vídeo aulas. Dessa maneira, o PROERD dá continuidade a seu objetivo de auxiliar as escolas e os pais na orientação de crianças e adolescentes. As apostilas do PROERD em Casa são acessadas pelo site https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/proerd.
Na área do 52º Batalhão de Polícia Militar (52º BPM), o 2º Sargento Juliano e o Cabo Soares estão efetuando o PROERD em Casa, por enquanto, para estudantes de Ouro Preto. São 616 alunos, de 23 turmas do 5º e 7º ano do Ensino Fundamental. Foi feito o contato com as escolas que já participaram do PROERD em anos anteriores, e para este novo formato de aulas via internet, dez escolas estão participando, da sede do município e dos distritos Cachoeira do Campo e Antônio Pereira.
As 10 lições de cada série do PROERD em Casa são acessadas pelos estudantes no canal no Youtube da PMMG Mirim e possuem tradução em Libras. Cada turma participante neste novo formato possui um grupo no aplicativo Whatsapp. “Fizemos o contato com as escolas, que conversaram com os pais e estudantes, para que os interessados se inscrevessem neste novo formato do PROERD. Em seguida, criamos os grupos no Whatsapp, explicando para cada turma como seria o desenvolvimento do Programa. Assim, uma vez por semana, nos reunimos com cada turma, por meio do Google Meet, para debatermos a Lição que os alunos assistem previamente no canal da PMMG Mirim. E, em seguida, eles podem fazer os comentários no vídeo referente à aula”, explicou o Cabo Soares.
O PROERD em Casa na área do 52º Batalhão está começando a ser aplicado também pelo 2º Sargento Marco Aurélio, em Itabirito, e pelo Cabo Josimar, em Mariana. Haverá, ainda, a Formatura dos estudantes certificados pelo PROERD em Casa, por vídeo conferência. O empenho dos policiais militares instrutores do PROERD do 52º BPM para aplicação do Programa tem sido de destaque e recebido elogios pela relevância do trabalho de prevenção ao uso de drogas e à violência para as crianças e jovens da região.