No domingo (13) à noite, a rua Dom Viçoso, em frente à Praça Gomes Freire (Jardim), registrou grande aglomeração de pessoas. Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver o que seria um carnaval fora de época acontecendo em meio a pandemia do covid-19.
Nas imagens aparecem pessoas dançando, consumindo bebidas alcoólicas e aglomeradas sem o uso da máscara. A rua foi fechada pela Prefeitura a pedido dos comerciantes locais. A ideia era ter espaço para posicionar mesas com distanciamento, mas ao anoitecer a situação saiu do controle.
O secretário de Defesa Social, Braz Luiz de Azevedo, afirmou que quando acionadas, as forças de segurança estiveram no local, “Ocorre que um considerado número de pessoas, alheio às regras e cuidados indispensáveis no combate à contaminação COVID-19, aglomeraram de maneira irregular e, inclusive, tentando a utilização de equipamentos de sonorização, que foi impedida pelos agentes de Segurança Pública”.
O Ponto Final questionou o poder público sobre as medidas que serão tomadas para evitar o ocorrido nos próximos finais de semana, a Secretaria de Defesa Social afirmou estar em reunião com as demais secretarias envolvidas e que novos procedimentos serão desenvolvidos para coibir atos irregulares e ampliar a fiscalização no combate ao COVID-19.
“Os estabelecimentos que descumprirem as regras estabelecidas também poderão ser notificados e penalizados. Neste momento de excepcionalidade precisamos da participação de todos para buscarmos o melhor equilíbrio e vencermos esta situação. Sabemos do anseio daquelas pessoas em ocuparem os espaços públicos, contudo, ainda não vencemos essa ‘guerra’ contra à COVID-19” ressaltou Braz Azevedo.
O secretário de saúde de Mariana, Danilo Brito, divulgou um vídeo em que ressaltou que Mariana entrou na Onda Amarela do Minas Consciente através da macrorregião, mas que na microrregião Mariana está na Onda Vermelha, “eu quero aqui, na data de hoje (14), comunicar a população e comunicar os empresários local, que se realmente não atender o protocolo do Minas Consciente, nós vamos aderir a cidade de Mariana através da microrregional, e se for através da microrregional, nós vamos estar regredindo para a Onda Vermelha”.
Danilo ainda pediu que a população colabore, “Então mais uma vez eu peço, a consciência da população, dos empresários, que realmente respeitem as regras. O que determina o Minas Consciente”. O secretário encerrou a fala enfatizando que o os arredores da Praça Gomes Freire não serão mais fechados para colocação de mesas na rua e que a Guarda Municipal estará presente no local.