Dados do Observatório de Segurança Pública mostram que de janeiro a julho deste ano, Minas Gerais registrou cerca de 6 mil motos roubadas ou furtadas no estado. São 4.947 furtos e 1.017 roubos.
A capital Belo Horizonte concentra 23% das ocorrências. 25% dos furtos e 16% dos roubos aconteceram em BH. A diferenciação de furto para roubo é que quando há contato entre assaltante e vítima, é considerado roubo.
De acordo com o comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, tenente-coronel Alisson de Lima, existem cuidados que podem dificultar a ação dos bandidos.
“Os condutores podem tomar precauções, algumas medidas de segurança. Podem ser algumas questões físicas, como travas e correntes, ou alguns mecanismos eletrônicos, como alarme, dispositivo de corte de ignição. Solicitamos que todos colaborem com a segurança. (...) A Polícia Militar atua juntamente com outros órgãos, nós fazemos nossas operações conjuntas para combater os crimes, combater as contravenções, mas necessitamos do apoio de todos”, disse o comandante ao portal de notícias G1.