Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) apontam que o estado de Minas Gerais possui 32 notificações de crianças que apresentam quadros suspeitos de síndrome inflamatória pediátrica. A síndrome é possivelmente causada pela Covid-19. Das notificações, 14 casos foram confirmados e seis crianças já foram liberadas.
A enfermidade de nome “Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica Temporariamente Associada à Covid-19 (SIM-P)” não tem mortes registradas em Minas e todos os números constam no boletim epidemiológico do estado. No início de setembro, dia 1, eram 26 casos suspeitos e 11 confirmados.
Os sintomas tem similaridade com os da síndrome de Kawazaki, que são: febre, conjuntivite, manchas vermelhas na pele e edema de pés e mãos e podem evoluir de forma mais grave com doença renal aguda, insuficiência cardíaca aguda e insuficiência aguda.
Casos
Crianças de 0 a 14 anos vem sendo diagnosticadas com a SIM-P em MG. Cerca de 57% tem até 4 anos e 64% são do sexo masculino. 78% não tinham possuíam fatores de risco ou comorbidades.