As cerimônias em comemoração ao Dia da Independência do Brasil na Região dos Inconfidentes tiveram formatos diferentes neste 7 de setembro de 2020, em função da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que impõe medidas de prevenção sanitária e de restrição de circulação de pessoas. O 52º Batalhão de Polícia Militar (52º BPM), o "Sentinela da Região dos Inconfidentes", participou neste ano, das solenidades que foram realizadas com pequeno número de autoridades e representantes de instituições, e somente com o hasteamento de bandeiras, ao toque do Hino Nacional.
Em Ouro Preto, o 52º Batalhão foi representado pelo comandante da 248ª Cia PM/52º BPM, 1º Tenente PM Magalhães, na cerimônia que ocorreu em frente ao Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes. Em Itabirito, o representante do 52º BPM, foi o 1º Tenente PM Herbert, da 250ª Cia PM. A solenidade ocorreu no pátio em frente à Prefeitura Municipal.
Em Diogo de Vasconcelos (MG), a solenidade também foi somente de hasteamento de bandeiras e ocorreu em frente à Prefeitura Municipal. O 3º Sargento PM Renildo, comandante do Destacamento de Diogo de Vasconcelos, o qual é vinculado à 239ª Cia PM/52º BPM, representou a Polícia Militar na cerimônia. Em Mariana, não houve evento referente à Independência do Brasil, neste ano.