Na sexta-feira (28/08) a tarde moradores da Vila Maquiné se reuniram na caixa d'água do bairro para protestar contra o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Mariana. O fornecimento de água do bairro vem sendo encerrado às 15h e religado durante a madrugada, residentes reclamam por falta do recurso.
Cerca de 50 pessoas estiveram presentes na manifestação. Segundo um dos moradores, o SAAE foi chamado para comparecer ao local, mas nenhum representante atendeu os protestantes. A autarquia afirma que a manobra vem sendo feita por conta do período de estiagem, mas os moradores rebatem “nas nascentes a água está até sobrando, o que precisa é uma melhor captação da água”.
Resposta do SAAE
Em resposta aos questionamento do Ponto Final, o SAAE Mariana afirmou que tomou consciência da manifestação dos moradores do Bairro Vila Maquiné e que a direção executiva do SAAE já tinha um compromisso agendado no momento do protesto e não pode comparecer.
Segundo o SAAE, a situação do bairro é a seguinte: “como a captação abastece também o bairro Jardim dos Inconfidentes e estamos em um período de estiagem, o fornecimento é interrompido às 16h, retornando na madrugada. Desse modo, o bairro tem mais de 16 horas de abastecimento. O que eles estavam reivindicando é que o abastecimento continuasse por 24h, como acontece normalmente em períodos de maior oferta de água. Mas é necessário que essa manobra seja feita para que os moradores do bairro Jardim dos Inconfidentes também tenham o abastecimento todos os dias”.
A autarquia afirma que nos últimos três meses apenas quatro residências abriram demanda por falta d’água e que isso caracteriza “uma constância no fornecimento de água no bairro”.
Sobre as intervenções que serão feitas para melhorar o fornecimento de água na região, o SAAE respondeu que tem tomado medidas que resultarão na independência do bairro Jardim dos Inconfidentes, fazendo com que a comunidade não precise mais da água oriunda da Vila Maquiné, “será perfurado um novo poço que atenderá, dentre outros bairros, o bairro Jardim dos Inconfidentes” afirma.
Uma reunião foi marcada entre representantes do SAAE, o vice-prefeito Newton Godoy e a Associação de Moradores. Segundo um dos manifestantes, se o problema não for resolvido, “iremos agora manifestar de uma forma onde iremos chamar a atenção do poder executivo até nos dar uma solução da falta de água no bairro”.
O Jornal Ponto Final seguirá acompanhando o caso.