Na quarta-feira (26) foi ao ar, através do canal da TV Ponto Final no Youtube, uma entrevista com o ex-prefeito e atual pré-candidato Celso Cota. No encontro com o diretor do jornal, Rômulo Passos, Celso falou sobre a conjuntura politica de Mariana e afirmou que está com as suas certidões em dia para se candidatar ao cargo de prefeito.
Sobre os inúmeros rumores de que estaria impedido judicialmente de disputar eleições, Celso Cota foi categórico ao afirmar que está vindo candidato “com uma segurança muito sólida juridicamente” para as eleições. De acordo com o ex-prefeito, muitos boatos vem tentando prejudicar a sua imagem por ele ser um candidato forte.
Além das questões jurídicas, Celso afirma ter passado por dificuldades familiares. Conforme relatou na entrevista, o pré-candidato enfrentou total desaprovação por parte da família em lançar a sua pré-candidatura, “eu tive uma dificuldade muito grande de aceitação na minha família. Minha esposa, filhos, se opunham muito e eu só tive tranquilidade para poder fazer um pronunciamento no meu Instagram a partir do momento em que a família entendeu que, mais uma vez, a gente precisava estar voltando” ressaltou.
Em relação ao apoio e as articulações políticas, Celso desmentiu os rumores de que Terezinha Ramos seria a sua vice e que o cargo ainda está em aberto. Quanto a Marco Mól, amigo de Celso e que atualmente estaria apoiando Newton Godoy, Celso diz reconhecer o compromisso já firmado por Marco e que respeita a sua escolha. Rômulo Passos questionou se caso Celso não viesse candidato, quem viria em seu lugar, e o pré-candidato respondeu que a escolha ficaria a cargo do MDB, seu partido
Muitos opositores vem usando a obra da UPA no bairro São Pedro como um dos exemplos da “corrupção” no governo passado de Celso Cota. O ex-prefeito afirmou que quem tem alguma dúvida sobre o dinheiro pago na sua gestão em relação a obra, pode fazer a denúncia “no ministério público, no tribunal de contas”. Celso alega que quando deixou a Prefeitura, começou a se falar que a UPA era grande demais para Mariana e que isso seria a mesma coisa que afirmar que “Mariana tivesse que trabalhar a saúde de forma pequenininha”.
Rômulo Passos aproveitou a oportunidade e questionou Celso sobre uma postagem recente do ex-vereador Pedro do Eldorado. Pedro teria publicado em suas redes sociais que Celso Cota limpou os cofres públicos e foi embora de Mariana em um dos seus momentos mais críticos, como o rompimento da barragem de Fundão. Celso afirmou que preferia não responder ao comentário, “acho extremamente maldoso, e ele tem cunho político. Então eu não quero estender e nem provocar discussão de parte para parte, mas eu só quero chamar a atenção de você, eleitor, você cidadão marianense, para que você observe bem de onde vem as informações e quais são os interesses das pessoas”.
O ex-prefeito encerrou a entrevista ressaltando que será muito atacado agora, após lançar sua pré-candidatura, porque “as pesquisas dão vitória de Celso Cota com ampla vantagem, então Celso é o cara a ser derrubado”. “Vamos caminhar nessa estrada até as convenções para depois realmente a gente poder confirmar a nossa candidatura e depois nós vamos para a campanha, com muita alegria. Fazer uma campanha propositiva, com muita paz e muito respeitosa” disse Celso em suas considerações finais.