Em coletiva virtual realizada nesta segunda-feira (24), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, reforçou que a testagem por saliva terá o processo iniciado em todos os laboratórios do Estado nesta semana, destacando as diferenças desse tipo de exame em relação ao RT-PCR.
“Normalmente, o RT-PCR usa uma espécie de cotonete (swab) que é colocado no nariz e na cavidade oral. A partir de agora, passaremos a coletar através da saliva, o que simplifica o processo e dispensa o uso de peças em falta no mercado para a aquisição de testes RT-PCR”, explicou Carlos Eduardo Amaral. De acordo com o secretário, a testagem por RT-PCR será mantida para alguns casos específicos, por exemplo, para pacientes sedados que se encontram internados em terapia intensiva.
A nova forma de testagem é encabeçada pela Coordenação Estadual de Laboratório e Pesquisa da SES-MG, um grupo que conta com a participação de representantes da Funed, Hemominas, Fundação Oswaldo Cruz e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Belo Horizonte (Cerest).