Uma pesquisa do do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que Minas Gerais é o segundo estado com a menor taxa de testes realizados do covid-19 até julho. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19 apontou Pernambuco como estado com menor índice no país.
Segundo a Pnad, até julho estima-se que 961 mil pessoas tenham sido testadas em MG. O número corresponde a cerca de 4,5% da população do estado. No Brasil, os dados apontam que o percentual de pessoas testadas é de 6,3%. Pernambuco, estado que menos testou, teve 4,1%.
Entre os estados da região sudeste, Minas ficou com o menor índice de testagem. Enquanto no Espírito Santo a taxa foi de 7%, como estado que mais testou na região. 94 mil mineiros que fizeram o teste tiveram o diagnóstico positivo para o covid-19, o que equivale a 0,4% da população estadual.
Procurada pelo Portal de Notícias G1, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) disse que "segue as orientações do Ministério da Saúde sobre a testagem para a Covid-19 e concentra seus esforços no aumento da capacidade de testagem".
"Desde o início da pandemia, mesmo diante à escassez mundial de testes, houve incremento de 1.466% na capacidade de testagem do estado. A média geral de exames realizados em março era de 77 testes por dia e, em agosto, passou para 1.129 exames diários", disse a secretaria do estado.