Na noite de segunda-feira (17) o Jornal Ponto Final, por meio da TV Ponto Final, realizou uma Live no Facebook com o prefeito da cidade de Mariana, Duarte Júnior, e o secretário de saúde, Danilo Brito, para falar sobre a situação do município em relação ao covid-19 e o Minas Consciente.
No início da Live o secretário ressaltou que as informações de que muitos médicos estariam infectados com o covid-19 e afastados de suas funções é verídica. De acordo com Danilo, a Prefeitura tem hoje 7 médicos afastados por terem testado positivo para o vírus.
Esclarecendo sobre a denúncia de que médicos estariam recebendo acima do teto permitido, Danilo enfatizou que na falta desses profissionais, outros acabam cumprindo mais horas de trabalho e consequentemente recebendo mais. Os salários dos médicos são altos e quando estes precisam fazer mais plantões e horas extras, o salário acaba ultrapassando o teto, explica o secretário, “Eu fico sem médico? Fico sem o atendimento?” afirmou.
Minas Consciente
“Isso vai passar muito rápido. Eu acredito que pelo menos ali no final de setembro nós vamos passar para a onda amarela” disse o secretário ao ser questionado sobre Mariana no Minas Consciente. O município atualmente está na onda vermelha, onde somente atividades consideradas essenciais podem estar abertas.
O gestor da saúde lamentou o fato de Mariana ser avaliada em conjunto com Itabirito e Ouro Preto e disse acreditar que se fosse avaliada isoladamente, a cidade já estaria na onda amarela. “Hoje o que tá contaminando em Mariana são as empresas e fila de banco. Comércio de porta aberta não tá contaminando não” disse Danilo parabenizando os comerciantes locais por estarem seguindo as exigências e fazendo o controle de pessoas em seus estabelecimentos.
Duarte Júnior vs Vale
“Pra mim a Vale decepcionou muito o marianense” afirmou Duarte Júnior ao relembrar que a mineradora não teria cumprido com o acordo de R$ 300 milhões em obras. O prefeito ressaltou que está oficializando a Vale para cobrar esclarecimentos por meio da Prefeitura e que agora o objetivo é que o recurso seja depositado na próxima gestão, “Eu quero que ela assuma o que ela tratou comigo, e, se possível, a partir de janeiro ela pague o débito que tem com Mariana. O dinheiro advém de um acordo tratado pelo prefeito e diretores da Vale em 2019 quando a mineradora havia anunciado que pararia de pagar a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) ao município.
Ambulâncias
As três ambulâncias disponibilizadas pela Vale foram devolvidas à empresa na segunda (10). Duarte afirmou que a Prefeitura tentou uma renovação com a Vale, mas que a empresa ainda não renovou. “No momento em que a gente tá virando o morro, aquela situação que ainda depende de cuidado, simplesmente uma empresa, que é a segunda maior mineradora do mundo, vai fazer conta de três ambulâncias?” disse o prefeito, que enfatizou o fato de que isso seria uma represália pelas cobranças feitas na Live que ele realizou na terça (04).
“Então eu sei que eles ficaram insatisfeitos com a minha fala e eu tenho a consciência tranquila de que eu não falei a mentira, a verdade tem que vir à tona. Isso eu acho que foi desnecessário, de uma infantilidade enorme” ressaltou o prefeito.