Com uma proposta inovadora, o Tempo Integral irá integrar a conferência “Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios” realizada pela Universidade do Porto, em Portugal.
Uma das propostas do Tempo Integral, para além das seis oficinas oferecidas, é a realização de um mapa afetivo criado pelos alunos. Contendo o limite do município, seus distritos e bairros, os alunos desenharam, escreveram e estabeleceram experiências, memórias afetivas e histórias relacionadas aos seus lugares. Segundo o coordenador de Educação Patrimonial e um dos colaboradores do projeto que foi implementado entre 2019 e 2020, André Fabrício Silva, o intuito era ajudar os alunos a se sentirem pertencentes ao local. “A proposta foi pensada para que os alunos percebam a importância da coletividade, e do espaço comum, para que eles se apropriem dos seus locais”.
Segundo a Secretária de Educação, Aline Oliveira, o projeto irá também deixar um legado para a cidade. “A partir dos mapas afetivos, de vídeos e de fotos, vamos elaborar um mapa interativo para Mariana. Todos poderão conhecer melhor a história de Mariana, dos bairros e distritos, a partir do olhar de quem realmente está nesses espaços. É uma contribuição à identidade e memória dos povos e do território”, afirmou a secretária. O mapa interativa tem previsão de lançamento para 2021.
O Tempo Integral
Atendendo até 1500 alunos do município, são oferecidas oficinas de estudos orientados, educação patrimonial, música, dança, teatro e artesanato. O projeto enviado à Universidade do Porto é coordenado pela Subsecretária de Apoio Operacional, Alessandra Luzia Silva, e tem colaboradores: André Fabrício Silva, Arlinda Maria Campos Teixeira, Lorraine Marilyn Leonel, Luiz Renato Gomes dos Santos e Rafael Hugo dos Santos.