Em função das novas diretrizes do Plano Minas Consciente do Governo de Minas Gerais, a Cemig informou que, a partir de segunda-feira (10/8), interrompeu o atendimento presencial de todas as suas agências no estado. Desde o dia 1º de agosto, a companhia estava seguindo as diretrizes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e havia possibilitado o atendimento presencialmente via agendamento em municípios que estavam na Onda Verde do plano do governo estadual.
Com a nova fase do Minas Consciente, nenhuma macrorregião mineira apresentou, até o momento, índices favoráveis de condições sanitárias para a inclusão na Onda Verde. Para avançar para essa onda, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na Onda Amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período. Diante disto, considerando as regras do Plano, e em respeito a todos e visando a preservação de vidas, a Cemig decidiu fechar, neste momento, todas as agências de atendimento presencial.
Dessa forma, a companhia recomenda aos clientes que continuem dando preferência para o atendimento pelos canais digitais, que oferecem todos os serviços disponíveis presencialmente, de forma cômoda e segura. As pessoas podem utilizar a Cemig Atende Web (pelo site www.cemig.com.br), o aplicativo Cemig Atende (disponível no Android e IOS), o SMS (torpedo para o número 29810) e também os aplicativos @Telegram e WhatsApp (pelo número 31-35061160) para solicitar digitalmente todos os serviços oferecidos pela empresa de forma presencial.