Na noite de terça-feira (28) a Prefeitura de Mariana realizou uma Live no Facebook para lançamento do programa “Esporte em Foco na Primaz”. O projeto tem como objetivo abrir o diálogo com a população e sanar dúvidas sobre o quadro do esporte no município durante a pandemia.
Presentes na transmissão, os secretários de esporte e saúde, Wagner Flávio e Danilo Brito, iniciaram a Live anunciando que a partir do dia 5 de agosto as reuniões do conselho municipal de esporte retornarão. Wagner afirmou que a secretaria vem trabalhando internamente e que agora é a hora de construir um plano junto com a população. A ideia é que uma estratégia de retorno responsável das atividades esportivas seja traçado em conjunto com a sociedade organizada para quando a pandemia passar Mariana esteja preparada para colocar em prática.
Questionado sobre o retorno dos eventos esportivos, Danilo disse acreditar que um retorno de treinos para os atletas talvez seja possível, desde que um plano responsável de retorno seja traçado e devidamente aprovado, mas ressaltou que cada categoria deve ser analisada. “Uma corrida é possível sim da gente ta retornando, desde que com responsabilidade” ressaltou, dando como exemplo um esporte de características individuais.
Sobre as academias de Mariana, Danilo explicou que até o momento as academias estavam na “Onda Roxa” do Minas Consciente, onde esses estabelecimentos só poderão reabrir após o fim da pandemia. Agora, com a revisão do programa que está acontecendo nesta semana, as academias poderão ser incluídas em alguma das ondas anteriores.
Uma das pessoas que acompanhava a Live perguntou sobre as caminhadas ao ar livre, se as mesmas podem ser feitas e se são recomendadas. O secretário de saúde respondeu que sim, que as caminhadas ao ar livre, com devido distanciamento e responsabilidade podem ser feitas. O secretário Wagner anunciou que poderá designar equipes da pasta de esportes para orientar as pessoas nas pistas de caminhada do município.
Questionados acerca do retorno dos treinos dos times de futebol, Danilo ressaltou que não há nada pronto e que a ideia do Esporte em Foco na Primaz é justamente “nós não temos nada pronto, nada desenhado. Até porque queremos construir isso junto com vocês, dentro de cada modalidade, dentro de cada particularidade” disse.
Após alguns questionamentos assíduos, o secretário Danilo foi incisivo ao afirmar que o projeto não significa que “o esporte voltará amanhã” e que a ideia é o diálogo e preparo para quando as condições da pandemia permitirem o retorno das atividades, que ainda não tem data prevista.