Por Hellen Santos Perucci.
Próximo de completar 300 anos de celebrações presenciais, as missas do tradicional Jubileu de Nossa Senhora da Lapa, em Antônio Pereira distrito de Ouro Preto, serão transmitidas pelas redes através dos perfis oficiais da PASCOM e das Celebrações Mariana no Youtube e Facebook. Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde - OMS de prevenção contra a Covid 19 as missas não contarão com a participação presencial dos fiéis.
Segundo o cronograma oficial, divulgado pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do dia 1 ao dia 5 do mês de agosto às 18h00, acontecerão as rezas do Terço Mariano através dos alto-falantes da Igreja das Mercês. Dessa forma, cada cristão poderá rezar simultaneamente sem sair de casa.
Do dia 06 ao dia 14, às 18h30, serão realizadas as celebrações eucarísticas que poderão ser acompanhadas pelos canais da Pascom. E no dia 15, tradicional pela receptividade e presença de romeiros de todas as partes do Brasil, ao 12h00 acontecerá uma solene celebração eucarística.
“As pessoas podem esperar uma ótima estrutura de transmissão que contará com duas páginas no Facebook (Celebrações de Mariana e PASCOM Comunidade N. Sra. Da Lapa) e um canal no YouTube (Paróquias de Mariana) e também um sistema de mesas integrado que ajudará na melhor reprodução do áudio durante as transmissões. Lembrando que serão transmitidas diretamente do Santuário. Esperamos que os romeiros de Nossa Senhora possam fazer de suas casas um novo Santuário e possam se sentir acolhidos e amados por nossa mãezinha querida.” Afirma Leandro Felipe da Silva, 25, Coordenador Geral Comunitário Paroquial de Antônio Pereira .
A comunidade é conhecida pela devoção a Nossa Senhora da Conceição que segundo relatos de antigos moradores, por volta de 1722 ao acompanhar as mães que iam próximo a gruta para apanhar lenha, crianças viram um coelho e ao acompanharem adentraram a gruta, e em um de seus salões avistaram uma bela moça envolta por uma luz que pediu que ali fosse construída uma capela em seu louvor. As mães não acreditaram nos relatos das crianças. Entretanto, a aparição se repetiu por diversos dias até que fosse associada a Nossa Senhora. Quando entraram na gruta mais uma vez, encontraram ali uma imagem de Nossa Senhora da Conceição.
A escultura, por diversas vezes, fora levada a Matriz já existente. Porém, desaparecia e quando reencontrada estava sempre na gruta. Assim, atendendo ao desejo da Intercessora, um altar foi construído em meio às pedras e riquezas naturais ali existentes. Desde então, o dia 15 de agosto tornou-se um dia festivo em que romeiros de todos os cantos do país se deslocam para Antônio Pereira em função de agradecimentos por graças alcançadas ou para pedir a intercessão.