Na madrugada desta segunda-feira (27) comerciantes bloquearam a rodovia MG-129, conhecida como “Rodovia Mariana/Samarco”, para protestar contra o fechamento do comércio. Empresários reivindicaram também que o município ampliasse o número de leitos para poder avançar no programa Minas Consciente.
A determinação de fechamento do comércio veio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), onde os municípios mineiros que não aderiram ao plano “Minas Consciente”, do governo do estado, deveriam fechar todos os comércios não essenciais. Para avançar no plano e chegar a chamada “onda branca”, Mariana precisa ampliar o número de leitos e assim alguns setores do comércio poderão reabrir.
A manifestação que começou na madrugada durou até as 14 horas. Durante a manhã, o prefeito interino, vice-prefeito Newton Godoy, se reuniu com comerciantes da cidade, “Já nos posicionamos contrário a esta decisão, por termos a confiança de estarmos seguindo todas as ações recomendadas pelo comitê gestor de Saúde” disse Newton em suas redes sociais. O vice-prefeito afirmou que ainda hoje (27) irá a Belo Horizonte conversar com o governo do estado, “Assim que finalizarmos esta reunião, irei até Belo Horizonte na tentativa de ser ouvido no Governo do Estado, para que não tenhamos este retrocesso”.
A cabeleireira Soliane Dias esteve presente na manifestação e em suas redes sociais publicou que “nós comerciantes estamos impossibilitados de trabalhar, de deixar o sustento dentro de nossas casas” e que os comerciantes querem “igualdade, somente isso” referindo-se as mineradoras que estão operando.
O Jornal Ponto Final transmitiu parte da manifestação, confira no link: https://www.facebook.com/jornalpontofinal/videos/652194965649083