O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, e o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, participaram na quinta-feira (25/6) da coletiva virtual sobre o enfrentamento ao coronavírus em Minas. Carlos Eduardo Amaral destacou que as ações implementadas pelo Governo do Estado desde o início da pandemia, juntamente com a conscientização da população, tem permitido que Minas consiga evitar, até o momento, o pico da doença, ou seja, uma explosão de casos.
Conforme o gestor, é fundamental que todos, inclusive a imprensa e a sociedade, entendam que é o momento de aumentar o isolamento. “Essa ampliação do isolamento é a função e obrigação de cada cidadão - e não somente do governo e prefeituras. Cada pessoa tem que entender que se tivermos o isolamento adequado, efetivamente, não teremos o pico”, reforça.
Amaral chamou a atenção para a importância da vacinação contra a gripe, que terminou na terça-feira (30/6), e também da imunização contra o sarampo, que será estendida até o dia 30/8 e é direcionada ao público de 20 a 49 anos.
Estruturação regional
Amaral reforçou que o Estado está acompanhando o que está acontecendo no interior, identificando as dificuldades e tomando as medidas corretivas, estruturadas pelos planos de contingência.
A SES-MG vai contar com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais na orientação da população em relação às ações de prevenção. “Um apoio mais ostensivo da PM às nossas medidas de isolamento, neste momento, será muito importante. Os militares em serviço darão instruções sobre uso das máscaras, aglomerações e formações de filas de forma adequada. Além disso, a PM tem a função de acompanhar e dar apoio à fiscalização municipal”, disse Carlos Eduardo Amaral.